A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), iniciou nesta segunda-feira (09/02) a primeira atividade de 2026 do Programa Transforma Santarém – o conhecimento que vira oportunidade. A ação consiste numa formação voltada para cerca de 30 vendedores que vão atuar no Circuito Tapajônico de Carnaval, na orla da cidade, em frente à Praça Tiradentes.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a potencialidade econômica do Carnaval, qualificando os trabalhadores que atuam diretamente comercializando durante um dos maiores eventos populares do município, o Carnaval. Os participantes foram credenciados por meio da Chamada Pública nº 001/2026 da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).
Com carga horária total de 14 horas, a formação é distribuída em dois dias de atividades, nos temas essenciais para uma atuação profissional e competitiva, como Manipulação de Alimentos, Direitos do Consumidor, Sustentabilidade, Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços e para a geração de renda dos trabalhadores.
Leia também:
De acordo com o secretário da Semdip Michell Martins, a formação é estratégica para o desenvolvimento econômico local. “O Carnaval movimenta a economia, gera emprego e renda. Quando investimos na qualificação dos barraqueiros, estamos fortalecendo pequenos empreendedores e garantindo que esse impacto econômico seja ainda mais positivo para à essas pessoas, bem como ao município. É nosso dever e a orientação do nosso prefeito Zé Maria Tapajós disponibilizar capacitações diversas, visando deixá-los cada vez mais preparados ao atendimento e proporcionar que a geração de renda seja maior e com segurança aos consumidores”, destacou.
A instrutora da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS/Semsa) Mara Corrêa no primeiro dia de atividade ressaltou a importância da formação em manipulação de alimentos. “Nosso foco é preparar os participantes para oferecer um serviço de qualidade, com segurança e bom atendimento. Isso aumenta a confiança do consumidor. É um curso amplo que garante aos esses trabalhadores evitar risco aos consumidores, desde a vestimenta dele, de como manipular e preservar o alimento, quando reconhece os perigos dos alimentos expostos, quais os contaminantes que podem estar sujeito, a noção básica de microbiologia, quando os microrganismo se multiplicavam o que deve ser feito para combater e assim evitar prejuízos alimentares aos consumidores”, explicou.
Para a empreendedora Ana Carolina Fernandes, a capacitação representa uma oportunidade concreta de crescimento: “Essa formação ajuda muito, porque a gente aprende a atender melhor, organizar o trabalho e vender mais. O Carnaval é um momento importante para garantir uma boa renda”, afirmou a participante.
A formação ocorre na Sala de Reuniões da Semdip, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 1491, bairro Aldeia, quase esquina com a Travessa 7 de Setembro. E segue neste primeiro dia até às 18 horas e encerra nesta terça-feira (10/02):
Data: 10/02 (terça-feira)
Formações Complementares
8h30 às 9h30 – Direitos do Consumidor
Responsável: Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Santarém
Direitos básicos do consumidor; deveres do fornecedor; relação de consumo em eventos públicos; práticas proibidas; cuidados para evitar conflitos; importância do atendimento transparente e responsável.
9h30 às 10h30 – Sustentabilidade
Oficina de educação ambiental e gestão de resíduos, visando à preservação do local de trabalho.
Responsável: Semma
Preservação ambiental no espaço de trabalho; destinação correta dos resíduos sólidos; redução do uso de descartáveis; organização da barraca; cuidado com o espaço público; sustentabilidade aplicada a eventos populares.
10h30 às 12h – Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo
Responsável: Prospera / Banco Santander
Boas práticas de atendimento; comunicação e postura profissional; fidelização de clientes; noções básicas de empreendedorismo; organização financeira e visão de negócio.
Autor:
Ronaldo Ferreira