Termina no próximo dia 6 a V mostra de presépios natalinos realizado em parceria pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e do projeto Réplicas Tapajônicas. O encerramento é alusivo ao Dia de Reis, que remete a visita dos três reis magos ao menino Jesus. A mostra encontra-se nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) e o acesso é gratuito, aberto das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Ao todo, 400 visitantes e turistas, nacionais e estrangeiros, apreciaram o cenário natalino, exposto desde 19 de dezembro do ano passado até hoje, sexta-feira, 3.
Para o guia museológico do CCJF, Newton Magno Amorim, a mostra enfatiza a liberdade criativa do cenário amazônico.
"A mostra destaca a ideia regionalizante [da Amazônia], porque se tem a ideia padrão do presépio natalino, a europeia. Nesta inclusão, a liberdade preserva-se as figuras tradicionais, e dá nova conotação de representatividade estética e muito observada pelos usuários do Centro Cultural local, de outros lugares do Brasil e do internacional”, explicou o servidor, especialista em História da Arte.
A servidora Joselma Duarte é da cidade vizinha de Alenquer e veio a turismo para Santarém com a família, e no passeio pela orla da cidade, o prédio histórico do Centro Cultural e a mostra de presépio chamaram a sua atenção.
"Magnifico trabalho exposto neste lindo prédio histórico de Santarém. É importante a valorização da nossa cultura amazônica nas peças que vejo aqui. No momento do nascimento de Cristo, vejo a onça pintada, jacaré e a coruja. Detalhes diferenciados da nossa Amazônia”, disse.
O mestre na arte do saber popular e ceramista Elves Costa, idealizador da mostra é um dos parceiros em repassar conhecimentos nas produções em cerâmica. O projeto Réplicas Tapajônicas tem como proposta valorizar e manter viva a cultura da etnia Tapajó. Além de capacitar e gerar renda aos artesãos ceramistas através de cursos, palestras, oficinas e exposições.
O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, S/N, bairro – Prainha (Orla da Cidade).