1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Semana Nacional de Museus inicia com extensa programação
Semana Nacional de Museus inicia com extensa programação Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Semana Nacional de Museus inicia com extensa programação

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
Na abertura, os destaques foram palestra e exposição. As atividades prosseguem até sexta-feira, 17.

A 22ª Semana Nacional de Museus começou nesta terça-feira, 14, com o tema Museus, educação e pesquisa, nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF). Os destaques da abertura foram palestra e exposição relacionadas a temática do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), idealizador da ação no Brasil. As atividades encerram na sexta-feira, 17.

O público do primeiro dia de atividades: autoridades municipais, membros da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), professores/ estudantes (estado e município) e os acadêmicos e docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Na palestra da historiadora e membro da Alas Terezinha Amorim, detalhou ao público quanto a importância das atribuições do Centro Cultural para sociedade santarena, turistas e visitantes.

"É no espaço como este que a sociedade se encontra, as que nos antecederam, o conhecimento adquirido e produzido por essas gerações como as peças artesanais, as fotografias, móveis, o acervo do Museu existente neste prédio e de modo em geral que traz a tona tudo aquilo que nos leva a ampliar o conhecimento sobre a nossa cidade, região e nosso país. Estar no Museu, é buscar a maior informação sobre o que nos remete ao nosso passado e podermos transmitir as gerações futuras”, explicou.

Para a estudante do 9º ano da Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa  Lenda Santos. Foi a primeira vez dela em participação de atividade no CCJF, diz que, “é muito interessante cada peça e a estrutura chamou minha atenção. Tudo que tem aqui é importante para nós santarenos de acordo com a palestra e das narrativas dos próprios servidores deste espaço. Levo muito conhecimento do vivi aqui”, disse.

Após a solenidade da abertura, o presentes foram convidados a Exposição denominada “Sidereus Nuncius de Arte-Cênica” do professor e doutor Marcos Melo. A exposição apresenta réplicas de diferentes obras de arte que possibilitam refletir, entre outras coisas, a importância de Galileu Galilei para a ciência.

“Espera-se que as produções, reunidas na exposição, possam oportunizar reflexões que permitam compreender as relações entre a arte, a ciência e a tecnologia. E a ainda incentivar o interesse de professores e alunos pela relação arte-cênica, bem como estimular atividades de pesquisa e produção artística científica”, explicou, o idealizador da exposição.

Para muitos participantes a oportunidade de conhecer outras salas do prédio, como o próprio Museu Ubirajara Bentes de Souza, que nele existe as peças da cerâmica Tapajônica.

"Há muita perfeição nas peças de cerâmica produzidas pelos nossos antepassados, e a conservação delas até os dias atuais, o material é resistente. Eu gostei da organização deste espaço”, relatou impressionada a estudante Rafaela Coelho do 9º ano da Escola Municipal Dom Lino Vombommel.

O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, enfatiza, "que o serviço executado pela equipe técnica deste equipamento cultural, abrange a temática desta edição, no fomento a extensão à pesquisa nos campos da educação e pesquisa, tanto local, nacional e internacional".

O Chefe do CCJF, Renato Sussuarana, diz que o chamado as ações do CCJF, no prédio e fora dele tem a excelente aceitação do público, principalmente do setor educacional e pesquisadores.

“Estamos satisfeitos pelo retorno dos usuários em nossas atividades, e certos que estamos contribuindo para preservação da nossa história, a educação e pesquisa. Muitas atividades vão ocorrer por conta da Semana Nacional de Museus  até sexta-feira e aguardamos o público”, reforçou.  

Estiveram ainda presentes no evento, o secretário municipal de Turismo (Semtur), Eliziário Bastos, o chefe de Gabinete da PMS, Tadeu Cunha, o membro da Alas Ednaldo Rodrigues e representando os servidores do CCJF, Newton Magno de Amorim.

Programação 

Local: Centro Cultural João Fona – CCJF

15/05

08h

Atividade

Oficina de Canto

Curadora: Madalena Lara (maestrina)

Público-alvo - E.E.E.F.M. Frei Ambrósio.

14h

Atividade

Oficina de Canto

Apresentação cultural coral ‘’cantemos juntos’’

Curadora: Madalena Lara (maestrina)

Público-alvo -  E.E.E.F.M. Frei Ambrósio.

16/05

08h

Atividade

Oficina Interdisciplinar de análise de fonte de produção do conhecimento: Fonte do pensar, o fazer cerâmica.

Curadora: Franciely Sá (Arqueóloga/ceramista); Ana Maria Leal (Folclorista/Ceramista)

Público-alvo: E.E.E.F.M. Felisbelo Jaguar Sussuarana e E.E.E.M. Maria Uchôa Martins.

14h

Atividade

Oficina Interdisciplinar de análise de fonte de produção do conhecimento: Fonte do pensar, o fazer cerâmica.

Curadora: Franciely Sá (Arqueóloga/ceramista); Ana Maria Leal (Folclorista/Ceramista)

Público-alvo: E.E.E.F.M. Felisbelo Jaguar Sussuarana e E.E.E.M. Maria Uchôa Martins

17/05

14h

Atividade

Roda de conversa: Obra Tupaiulândia como referência histórica /Autor: Paulo Rodrigues dos Santos.

Curador: Newton Magno de Amorim

Convidados: Cristovam Sena, escritor, editor, secretária de educação; Prof. Ednaldo Rodrigues, poeta; Renato Sussuarana, poeta; Prof. Francisco Edson, poeta; Francisco Vera Paz, escritor.

16h

Atividade

Atrações Culturais

Encerramento das atividades – Filarmônica

Curadora: Madalena Lara (Maestrina)

Público-alvo:  E.E.E.F.M. Frei Ambrósio e E.E.E.M. Rodrigues dos Santos.

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.