3. Cultura
  4. Ritual da ‘Busca dos Mastros’ dá início ao Çairé 2021 na vila de Alter do Chão
Ritual da ‘Busca dos Mastros’ dá início ao Çairé 2021 na vila de Alter do Chão Autor: Agência Santarém

Ritual da ‘Busca dos Mastros’ dá início ao Çairé 2021 na vila de Alter do Chão

Alailson Muniz
Programação será retomada na sexta-feira, 24, na Praça do Çairé

O tradicional ritual da Busca dos Mastros, na manhã deste sábado, 18, deu início a Festa do Çairé 2021, na vila de Alter do Chão. Este ano, um Çairé restrito à comunidade e sem divulgação externa devido à pandemia. Após o café da manhã, oferecido às autoridades e com a presença do estandarte da Santíssima Trindade, símbolo maior da festa, comunitários e personagens da festa (Procurador, Procuradeira, Juiz, Juíza, Saraipora, Capitão, Sargento, Rezadeiras, Mordomos e alferes) seguiram em procissão até à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Vila. Là, receberam a benção do Padre.

Em seguida, a procissão liderada pela Saraipora e a Santíssima Trindade seguiu para a orla da vila. Em duas embarcações, homens e mulheres se dividiram seguidos por catraias e bajaras em direção a Praia de Santa Luzia, do outro lado do Lago Verde. Lá, os grupos de homens e mulheres adentraram na mata para buscar os caules das árvores que serão os Mastros da festa deste ano.

As mulheres foram as primeiras a retornar da floresta com o Mastro. Em seguida, foi a vez dos a homens. Todo ritual é animado por ladainhas e muito tarubá, uma bebida fermentada derivada da macaxeira.

As embarcações retornaram em procissão fluvial à Praia do Cajueiro, em frente à Ilha do Amor, onde os dois Mastros foram deixados e de onde serão levados na sexta-feira, 24, em procissão até o Lago dos Botos, na Praça do Çairé, para serem erguidos e permanecer de pé até o final da festa. Toda a programação conta com muita ladainha, folia, danças tradicionais e apresentações de grupos de carimbó.

A comunidade informou que está respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e que não divulgou a festa para evitar aglomerações. “Essa edição ainda está sob os efeitos da pandemia. Resolvemos manter a nossa tradição secular, mas respeitando os protocolos sanitários. Nossa esperança é de que no próximo ano possamos retornar com o tradicional Çairé que já se tornou atração mundial para os turistas”, disse Cleuton Von, coordenador da festa.

O prefeito Nélio Aguiar participou do Ritual da Busca de Mastros, acompanhado dos secretários municipais Luis Pixica (Cultura), Alaércio Cardoso (Turismo) e Emir Aguiar (Governo).

“O Çairé é a nossa maior manifestação cultural e também o nosso maior evento turístico que tem como sede nosso maior e mais conhecido cartão postal. Então, é um evento grandioso que movimenta toda a cidade e gera emprego e renda, mas infelizmente ainda sofre os impactos da pandemia. A comunidade, no entanto, realiza hoje um Çairé diferente. Com o rito religioso dentro dos protocolos de segurança. Dessa maneira, mantém viva a tradição secular da festa”, disse o prefeito.