1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Prefeitura realiza vistoria técnica em Alter do Chão para viabilizar melhorias nos espaços do Sairé
Prefeitura realiza vistoria técnica em Alter do Chão para viabilizar melhorias nos espaços do Sairé Autor: Rony Aires

Prefeitura realiza vistoria técnica em Alter do Chão para viabilizar melhorias nos espaços do Sairé

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Foram avaliadas estruturas de palco, camarins, entradas e saídas das alegorias, áreas de circulação dos integrantes das agremiações, iluminação e segurança.

Na manhã desta quinta-feira, 17, uma comitiva da Prefeitura de Santarém esteve em Alter do Chão para realizar uma visita técnica nos principais pontos utilizados durante o Sairé. O objetivo foi fazer um diagnóstico da situação atual das estruturas e levantar propostas de melhorias para fortalecer ainda mais a festa, reconhecida como manifestação da cultura nacional e que vai acontecer de 18 a 22 de setembro. 

A visita começou no Lago dos Botos, local onde acontecem as apresentações dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Foram avaliadas estruturas de palco, camarins, entradas e saídas das alegorias, áreas de circulação dos integrantes das agremiações, iluminação e segurança.

A comitiva também passou pela Praça do Sairé, com atenção especial ao Barracão, onde ocorre o rito religioso, e às áreas onde serão montadas barracas de vendas e espaços de apoio durante os dias de festa.

O Prefeito José Maria Tapajós participou da agenda acompanhado por secretários municipais e lideranças locais. Estiveram presentes Priscila Castro (Cultura), Emanuel Júlio Leite (Turismo), Bruno Costa (Agricultura e Pesca), Sérgio Melo (Infraestrutura), representantes do urbanismo e serviços públicos (SERMUB), além de membros das agremiações, da coordenação da festa e do Conselho Comunitário da Vila de Alter do Chão.

O Prefeito José Maria Tapajós destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento cultural de Alter do Chão. “A gente sabe da grandeza do Sairé, da importância que ele tem para o nosso povo e também para o turismo. Essa visita é para ouvir, avaliar e planejar intervenções que garantam melhores condições de realização e valorização do evento”.

Para a secretária de Cultura, Priscila Castro, a iniciativa é um passo importante para assegurar que o festival cresça com estrutura adequada. “É fundamental ouvir quem vive e constrói o Sairé. Nossa missão é apoiar com planejamento e estrutura, respeitando as tradições e ampliando o potencial cultural e turístico da festa.”

Osmar Vieira, coordenador do Sairé e juiz do rito tradicional, reforçou a necessidade de melhorias que vão além dos cinco dias de festa

 “A estrutura do Lago dos Botos é usada só durante o Sairé, mas poderia ser aproveitada o ano inteiro com atividades culturais e turísticas. Essa visita é uma esperança de mudança real, de que o espaço seja restaurado e preparado de fato para o que ele representa.”

A expectativa, segundo Osmar, é que as melhorias tragam mais dignidade para os grupos envolvidos e ajudem a potencializar o Sairé como símbolo da identidade tapajônica.

A visita técnica marca o início de um novo ciclo de articulações para que a edição 2025 do Sairé seja ainda mais estruturada, valorizada e vivenciada por moradores e visitantes com segurança, beleza e respeito à cultura local.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.