3. Cultura
  4. Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Sebastião Tapajós
Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Sebastião Tapajós Autor: Agência Santarém

Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Sebastião Tapajós

Alailson Muniz
O violonista participou da programação de aniversário de 360 anos de Santarém

O prefeito Nélio Aguiar decretou neste domingo, 3, luto oficial por três dias em decorrência do falecimento do músico, violonista e compositor Sebastião Tapajós, 79 anos, ocorrido na noite deste sábado, 2, em Santarém.

Sebastião Pena Marcião nasceu no município de Alenquer em 16 de abril de 1943. Sempre teve uma relação muito próxima e forte com Santarém, onde morou e estudou. O violonista fez uma apresentação especial dentro da programação de aniversário dos 360 anos de Santarém, na cerimônia de entrega da Medalha Padre Felipe Bettendorf, na edição deste ano de 2021.

Sebastião Tapajós e o prefeito Nélio Aguiar durante o Canta Santarém, na programaçõ de aniversário de 360 anos

“Sua última participação em eventos da Prefeitura foi na programação de aniversário de 360 anos. Sempre talentoso e gentil ao aceitar nossos convites. Sua perda é uma tristeza muito grande para nossa cultura, ao mesmo tempo em que ele construiu ao longo desses anos uma carreira de sucesso e muito prestígio internacional. Um legado imensurável”, destaca Luis Pixica, secretário municipal de cultura de Santarém.

Sebastião Tapajós morou em Santarém. Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal, um dos mais prestigiados do mundo.

O violonista construiu uma sólida carreira internacional, lançou mais de 50 discos, realizou parcerias com grandes nomes da música nacional e internacional e grandes turnês pela Europa.

“A Cultura brasileira está de luto. É uma perda imensa ao mundo artístico. Um grande músico que levou Santarém, Alenquer e o Pará aos quatro cantos da Europa por meio de seu violão e talento. Estamos tristes. Lembramos que tivemos a honra de tê-lo participando da programação de aniversário de Santarém deste ano. Sebastião Tapajós será eternizado pela sua arte e seu talento”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Discografia

Apresentando Sebastião Tapajós E Seu Conjunto (1963 )

Violão e Tapajós (1967) Philips LP

El arte de la guitarra (1971) Trova LP - RP music (Argentina)