Estudantes da Escola Municipal Francisca das Chagas Nascimento, do bairro Urumanduba, ficaram impressionados com a quantidade de livros nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS). Eles participaram da programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, nesta quinta-feira (18/04), que destacou o grande legado do escritor Monteiro Lobato voltado ao público infantil, com o tema Ler é ganhar asas para o mundo.
Os 32 estudantes do 2º e 5º ano (na faixa etária entre 07 e 10 anos de idade) foram distribuídos nas atividades: roda de leitura, oficina na ponta do lápis, desenhos para pintar e o início da exposição das obras de Monteiro Lobato.
A estudante do 5º Ano Rayssa Beatriz Santos (10 anos) fala sobre a primeira oportunidade em conhecer o acervo.
"Estou muito feliz, estou impressionada muitos livros em um só lugar. Vi e ouvi sobre a importância da leitura para nós crianças, o quanto o escritor Monteiro Lobato foi empenhado e deixou muitas obras para o universo infantil como os livros Memórias da Emília e o Sítio do Pica-Pau Amarelo que estão expostos aqui. Gostei muito do ambiente limpo e do atendimento dos servidores municipais”, disse.
As atividades contaram com a participação do escritor Renato Sussuarana e do especialista de História da Arte Newton Magno na dinâmica roda de leitura. Foi dialogado com os estudantes sobre os personagens do escritor Monteiro Lobato e a relação deles ao promover a importância na educação, preservação ambiental e valorização da cultura nacional.
"É uma satisfação muito grande e especial, principalmente pela Biblioteca Pública estar recebendo as crianças e a elas proporcionar momentos como esses de diálogos e poder fazer o nosso papel, que gostamos de literatura e cultura, é o incentivo à leitura para essas crianças. Que vai despertar nelas o futuro sadio e poder desenvolver a leitura e a escrita”, destacou Renato Sussuarana.
“Nessa dinâmica, trabalhamos a integração social, porque é a primeira vez delas na Biblioteca Pública Municipal, vindo de área mais distante, tudo para elas é novo e grandioso neste ambiente diferenciado. Nessa acolhida, quebramos esse distanciamento social e em outro momento levamos ao conhecimento delas pontos da trajetória do escritor homenageado, o Monteiro Lobato. Os personagens criados há décadas e que continuam a ensinar na atualidade. A valorização do outro, como dos netos, da boneca Emília que valorizam a figura da avó, o valor à nossa cultura, das nossa lendas/meio ambiente, e ainda o incentivo à leitura para as crianças, através dos bonecos, brinquedos que ganharam vida e fomentar a leitura infantil”, assim Newton Magno definiu a importância das dinâmicas da programação.
A diretora da Escola Rosilda Wanghon enfatiza o retorno dessa visita e a participação da ação da BPMPRS.
"É momento de ampliar o conhecimento dos nossos estudantes, por meio do lúdico educativo, da leitura, dos personagens. E neste espaço há muita riqueza em novidades para eles. E sem dúvidas abrirá novos horizontes para a vida deles”, reforça.
O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, presente na programação, compartilhou o entusiasmo das crianças e as convidou para retornarem ao acervo público com os familiares.
"A nossa equipe os recebe com alegria e queremos vê-los mais no cantinho da leitura, aqui temos livros riquíssimos em conteúdos. Voltem com os professores e convidem o papai e mamãe, outros responsáveis por vocês a virem para Biblioteca Pública Municipal. Temos livros para as diferentes idades, que os adultos que vieram com vocês podem usufruir também desse universo literário".
A exposição das obras de Monteiro Lobato vai prosseguir até o final deste mês de abril.