Após encantar Alter do Chão no dia 11 de julho, o lançamento do Sairé 2025 chegou à área central de Santarém neste domingo, 20 de julho, na Praça Barão de Santarém, levando a magia de uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. A programação reuniu autoridades, lideranças comunitárias e um grande público que celebrou os preparativos para os dias oficiais da festa, que será entre 18 e 22 de setembro deste ano.
Estiveram presentes o prefeito José Maria Tapajós, o vice-prefeito Carlos Martins, a secretária de Cultura Priscila Castro, o secretário de Turismo Emanuel Júlio Leite, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, o secretário de Saúde Everaldo Martins, o secretário de Portos e Transportes Aquáviários João Paiva, o deputado federal Airton Faleiro, além de representantes da comunidade de Alter do Chão, artistas e membros da equipe de coordenação da festa.
A cerimônia teve início com o rito tradicional do Sairé em cortejo pela Praça, seguido do lançamento do tema em vídeo, pronunciamentos das autoridades e apresentações culturais: o espetáculo dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Em seguida, foi a vez do grupo Sedução de Carimbó, que também integra a programação do Festival Folclórico de Santarém. O encerramento ficou por conta do cantor Júlio Tapará, que apresentou o Show Alterneiro finalizando a noite em grande estilo com o melhor da música regional.
Durante sua fala, o prefeito José Maria Tapajós ressaltou a força do Sairé como patrimônio cultural do povo santareno:
“Vamos ter um grande Sairé. O Sairé é cultura, o Sairé é crença. Estamos comprometidos com a comunidade de Alter do Chão para realizar essa festa com a grandeza que ela merece.”
O coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Francisco Vera Paz, destacou a importância de o lançamento ocorrer também em Santarém:
“O Sairé é uma festa que tem muito a dizer a Santarém sobre ancestralidade, identidade cultural, e também sobre movimentação da economia criativa, já que muitos artistas que fazem o Sairé acontecer são da nossa cidade. A avaliação foi extremamente positiva e já sentimos o entusiasmo da população para viver essa festa depois do Festival Folclórico.”
A secretária de Cultura, Priscila Castro, reforçou o sentimento de pertencimento que envolve o Sairé e a relevância da festa como ponte entre tradição e contemporaneidade:
“O Sairé não pertence apenas a Alter do Chão, ele pertence a todos nós. É uma celebração viva da nossa cultura, que conecta diferentes gerações e movimenta toda a cidade. Fazer esse lançamento em Santarém é também uma forma de reafirmar que o Sairé é de todos que sentem esse chamado pela nossa história, pelas nossas raízes.”
Quem também emocionou o público foi Osmar Vieira, coordenador da festa do Sairé. Ao fazer um convite simbólico e apaixonado à população para participar da festa, ele relembrou que a celebração tem mais de 300 anos.
“Todos estão convidados a dançar e experimentar um pouco do que vai acontecer em setembro. O Sairé é nosso! O Sairé é o divino Espírito Santo que vem nos abraçar, é o boto Tucuxi e o boto Cor-de-Rosa que vêm animar a noite. Viva o Sairé! Viva o povo Borari! Viva a nossa tradição!”
O lançamento em Santarém reafirmou a força do Sairé como símbolo de resistência, celebração e pertencimento. O Sairé 2025 já começou e a expectativa é de uma edição histórica.
Mais imagens...