1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Cultura na Comunidade: ação fortalece identidade quilombola na comunidade Bom Jardim
Cultura na Comunidade: ação fortalece identidade quilombola na comunidade Bom Jardim Autor: Kennedy Oliveira/ATAS

Cultura na Comunidade: ação fortalece identidade quilombola na comunidade Bom Jardim

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Município avança na consolidação de uma política cultural descentralizada e inclusiva.

A comunidade Quilombola Bom Jardim vivenciou na última sexta-feira, 5, uma manhã inteira de cultura, memória e troca de saberes com a realização do projeto Cultura na Comunidade, que aconteceu na Escola Quilombola Otávio Firmino dos Santos, instituição municipal referência na região. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (Atas), o Espaço Cultural Kauré, com apoio da Associação de Remanescentes de Quilombo de Bom Jardim (Arqbomja).

A abertura do evento foi marcada por um momento tradicional e simbólico: a cerimônia Okuabo com cantos, batuques e um banho de cheiro, a comunidade acolheu os participantes e parceiros com alegria, ancestralidade e espiritualidade, criando o clima ideal para uma jornada de imersão cultural.

Em seguida, o Museu Itinerante deu início à programação formativa. A atividade contou com a presença de representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP) e da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), que abordaram temas como educação na várzea, literatura regional, memória, patrimônio arqueológico e a rica tradição da cerâmica de Santarém.

Para Renato Sussuarana, vice-presidente da ALAS, a ação carrega um papel transformador. 

"É fundamental para levar conhecimento às escolas e comunidades. Por meio das oficinas e palestras, conseguimos promover um encontro formativo e de troca de saberes sobre o patrimônio histórico e cultural da nossa região”, destacou.

Durante a manhã, os moradores e estudantes participaram de diversas oficinas formativas, incluindo contação de histórias, dança, e iniciação teatral, conduzidas por artistas da Semc, ATAS e o Ponto de Cultura Teatro e Cidadania. Também foi promovida uma roda de conversa com professores da escola, com reflexões sobre identidade, cultura e ancestralidade, conduzida pelo professor Alenilson Ribeiro, do Espaço Cultural Kauré.

A programação foi embalada pela animação cultural com jogos e brincadeiras de socialização, envolvendo público de todas as idades. Para encerrar, a comunidade reuniu-se para a exibição do filme Lendas Vivas, um desenho animado produzido na região que resgata personagens do imaginário amazônico, conectando as novas gerações às tradições orais da Amazônia.

Para Francisco Vera Paz, coordenador da Divisão de Eventos da Semc, ações como essa são essenciais para construir uma política cultural verdadeiramente integrada.

"Precisamos considerar a importância das comunidades quilombolas, das aldeias e das comunidades tradicionais que fazem parte do município de Santarém e que são responsáveis pela manutenção da alma cultural da nossa cidade. Tanto para nós, quanto para a comunidade, essa troca de saberes garante que o patrimônio cultural permaneça vivo entre as gerações, ainda mais quando estamos dentro da escola, com crianças e adolescentes de Bom Jardim e de outras comunidades do entorno que estudam ali".

Com iniciativas como o Cultura na Comunidade, o município avança na consolidação de uma política cultural descentralizada e inclusiva, fortalecendo a identidade dos povos tradicionais e garantindo que suas histórias sigam sendo contadas, vividas e transmitidas.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.