Foi declarada aberta a 4ª temporada do Festival de Cinema de Alter do Chão. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta quarta-feira, 16, na Praça Sete de Setembro, e contou com a presença de lideranças políticas, indígenas e comunitárias, além de moradores e turistas.
O evento iniciou por volta de 20h, com o ritual do fogo, saindo da Ilha do Amor e chegando à Praça principal. Logo depois, no ritmo do Macucauá, o povo Borari iniciou o ritual da fartura com a distribuição de frutas e muito tarubá - bebida fermentada típica da região. Depois, no clima do Çairé, houve o hasteamento do mastro com a participação dos turistas.
Neca, guardiã da cultura, cacique do povo Borari, representante de 305 famílias nativas que vivem em Alter do Chão, agradeceu a realização do festival.
“Alter do Chão tem um povo humilde, pobre, mas alegre, que gosta de festa. Nós somos um povo acolhedor, como diz nossa música: todos nós queremos acolher. Está acontecendo aqui esta edição do Festival de Cinema e esse festival é muito importante pra nós e pra nossa cultura. Agradeço a todos pela realização do evento e, principalmente, por nos incluírem”, destacou Neca Borari.
Maria de Lourdes é de São Paulo e está na Vila de Alter do Chão passando férias, contou da emoção desse momento. “É lindo ver um povo tão simples e tão rico ao mesmo tempo. Gente que luta e preserva sua identidade e cultura. Feliz em estar aqui e em poder prestigiar esse momento”, disse.
O 4º FestAlter veio com o objetivo pôr holofotes sobre a Amazônia e os povos do mundo, trazendo a valorização do cinema, das artes, o reconhecimento dos direitos globais e da natureza.
“Eu fico muito feliz em poder estar junto e com todos vocês, podendo proporcionar esse encontro. Bem-vindos ao FestAlter 2022”, disse Locca Faria, diretor do evento.
O festival esse ano é híbrido, ou seja, presencial e on-line, sendo transmitido para o Brasil e para o mundo, através plataforma exclusiva Fest Alter Play e pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Santarém, que esteve representada pelo Secretário Municipal de Cultura, Luís Alberto Pixica.
“Eu quero dizer muito obrigado a vocês. A vocês que estão aqui a prestigiar um festival que teve início em 2019 e já deixou um legado. Ao povo Borari, nossos agradecimentos pelo belíssimo ritual aqui apresentados. Do fundo do meu coração, muito obrigado a todos”, finalizou o Secretário.
A programação segue até o dia 20 de novembro, com exibições de curtas, longas e documentários, palestras, shows musicais, exposições, cinema na praia e plantio de mudas.