No sábado (22), mais uma edição do Circuito Cultura na Comunidade agitou Santarém, levando sua programação ao Bairro Liberdade e à Comunidade Suruacá. O evento foi um verdadeiro sucesso, reunindo moradores das duas localidades em um dia repleto de arte, memória e celebração das identidades locais com atividades simultâneas nas zonas urbana e rural.
Na comunidade Suruacá, o projeto promoveu apresentações culturais, oficinas, exposições, música, dança e outras expressões artísticas que movimentaram as comunidades e fortaleceram o sentimento de pertencimento entre os participantes.

Foram realizadas Oficinas de Teatro, Narração Artística e Dança Regional, Roda de Conversa sobre Cultura, Memória e Identidade. A programamçã contou também com Espetáculo de Palhaçaria, Narração de Histórias Sessão de Cinema ao Ar Livre com os curtas santarenos “Lendas Vivas” e “Samaúmas Sagradas”.

No Bairro Liberdade, crianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente das ações, que ocuparam espaços públicos com criatividade, diversidade e encantamento. A atividade contou com as apresentações da Filarmônica Prof. José Agostinho, Banda Base Muiraquitã, Caboquinho, Dan Selassie e Talentos do Bairro.
Realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), o Circuito acontece mensalmente e tem como proposta descentralizar o acesso à cultura, alcançando comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas, quilombolas e rurais. Ao criar pontes entre diferentes territórios, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural santarena e o reconhecimento dos talentos locais.
A edição deste sábado demonstrou, mais uma vez, a força da cultura como ferramenta de transformação social. O Circuito Cultura na Comunidade se consolida como um movimento de valorização da arte e das vozes populares, promovendo integração, cidadania e visibilidade às expressões culturais que nascem nos bairros e nas margens dos rios.