3. Cultura
  4. Sucesso de público, mais de 20 mil pessoas passaram pelo 46º Festival Folclórico de Santarém
Sucesso de público, mais de 20 mil pessoas passaram pelo 46º Festival Folclórico de Santarém Autor: Agência Santarém

Alanda Matos
Confira os grupos vencedores de cada categoria
Quadrilhas animaram o público

Durante quatro noites, o 46º Festival Folclórico de Santarém levou à Praça de Eventos, na Av. Anysio Chaves, cores vibrantes, brilho e passos coreografados. O evento que teve início na quinta-feira, 25, e encerrou no domingo, 28, e foi prestigiado por mais de 20 mil pessoas nas quatro noites, que torceram pelos grupos folclóricos que se apresentaram.

O Festival é uma iniciativa artística e cultural da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), para valorizar as danças típicas e promover entretenimento gratuito e de qualidade à população.

O evento é ainda uma oportunidade para os grupos folclóricos mostrarem o trabalho que fazem. Nesta edição, 29 grupos se apresentaram e disputaram a competição dentro das categorias a que se inscreveram.

A cada noite um corpo de jurados distinto e formado por três pessoas avaliou as apresentações.

Quadrilhas tradicionais

A 1ª noite foi na quinta-feira, 25, com o arrasta-pé das quadrilhas tradicionais. Apresentaram-se a Coração Paraense, Flor do Pará, 5 Aros, Estrela D’alva e Trevo do Amor.

A colocação ficou: 1º lugar – Estrela D’alva / 2º lugar - Trevo do Amor / 3º lugar - Flor do Pará

Carimbó

A 2ª noite ficou por conta do gingado dos grupos de carimbó. Oito grupos se apresentaram: Encanto do Tapajós, Bailado de Carimbó, Mistura de Carimbó, Sedução de Carimbó, Conquista de Carimbó, Carimbó do Pará, Gingado Paraense e Festa de Carimbó.

Os vencedores foram: 1º lugar – Sedução de Carimbó / 2º lugar – Festa de Carimbó / 3º lugar – Carimbó do Pará.

Quadrilhas humorísticas

As quadrilhas humorísticas ‘arrancaram’ a gargalhada do público na 3ª noite do Festival.

Os responsáveis por fazerem o riso ecoar na Praça de Eventos foram Vem Mais Nós, Fuzuê das Laranjeiras, Bofes e Babados, Cruzeiro das Loucas, As Patricinhas do Riso, As Turbinadas da Bebel, Fogo das Atrevidas e Os Indecisos da Roça.

O pódio ficou: 1º lugar – Bofes e Babados / 2º lugar – Turbinadas da Bebel / 3º lugar – Fuzuê das Laranjeiras.

Quadrilhas estilizadas

A 4ª e última noite foi animada pelas quadrilhas estilizadas que preencheram a quadra com um colorido sincronismo.

Apresentaram-se Raiar do Sertão, Aquarela do Brasil, Quadrilheiros Show, Junina Caipira, Big Bem, Explosão Santarena, Explode Coração e Furacão Junino.

Os premiados foram: 1º lugar - Junina Caipira / 2º lugar - Furacão Junino / 3º lugar - Big Ben

Incentivo a cultura

O Festival estava pausado por dois anos devido a pandemia da covid-19 e era aguardado pelo grande público. O retorno ao cenário cultural é um incentivo da Prefeitura para manter as tradições regionais.

A Secretaria Municipal de Cultura organizou e coordenou o evento montando toda a logística de infraestrutura para assegurar a boa realização.

O titular da Semc, Luis Alberto Figueira, reforçou que promover os eventos culturais é fortalecer a arte e contribuir com o turismo local, e citou o Çairé que será realizado daqui a 16 dias.

Secretário de Cultura prestigiou todas as noites do evento

“O Festival era aguardado pela população e pelos brincantes. Buscamos fomentar a cultura paraense regional em nossa cidade e incentivar os artistas do município. O Festival Folclórico foi um sucesso de realização. É com este mesmo empenho que faremos também o Çairé 2022, a maior manifestação artística-cultural do Oeste do Pará”, reforçou o gestor da Cultura.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a valorização da cultura passa pela valorização dos grandes eventos culturais como é o caso do Festival Folclórico. Ele atribui o sucesso de público a organozação do evento e à qualdiade dos grupos que se apresentaram.

"Vamos sempre valorizar a nossa cultura e criar oprtnidades para que nossos artistas e coletivos folclóicos possam mostrar seus talentos. A organização do veento possibilitou isso e o talento de nossos grupos agradou bastante o santareno que foi prestigiar o evento", disse o gestor municipal, lembrando de que no período de 15 a 19 de setembro será realizado o Çairé 2022, outra grade manifestação cultural de nosso município.

Público vibrou e torceu pelos grupos folclóricos

Confira mais fotos das apresentações