Populações das regiões de rios e planalto receberam ação da PMS contra o Coronavírus. Foto-Ascom Semtras
Com o objetivo de levar orientações sobre a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e os CRAS Ribeirinho, Nova República e Urumari, levaram atendimentos para comunidades ribeirinhas e região do planalto.
Na Região do Tapajós, a viagem foi em parceria com a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a equipe volante do Cras Ribeirinho. Durante cinco dias, 76 comunidades e aldeias indígenas foram visitadas.
Aproximadamente 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram orientadas sobre o novo Coronavírus e atendimentos voltados ao Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; auxílio emergencial; atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), informações sobre a emissão da carteira de trabalho digital; atendimento social e psicológico. Os comunitários receberam aproximadamente 1000 máscaras.
Os Cras Nova República e Urumari visitaram as comunidades da PA-370 (Rodovia Santarém- Curuá-Una): Perema; Jacamim; São Jorge; Santa Rosa; Boa Esperança; Aldeia Açaizal; São Raimundo da Palestina e Santa Cruz, além dos Quilombos Bom Jardim, Murumurutuba; Murumuru; Tiningu e as aldeias Ipaupixuna, São Francisco da Cavada e do Amparador.
Nas comunidades também foram levados atendimentos descentralizados que são ofertados nos CRAS e, também, orientações sobre o vírus e entregues aproximadamente 1000 máscaras.
Segundo a coordenadora do CRAS Nova República, Jaciara Simões, as entregas de máscaras tiveram o objetivo de orientar a população sobre a importância do seu uso, visando o combate a Covid-19.
"Notamos que mesmo com o decreto e orientações sobre o uso de máscaras, muitas pessoas ainda não estão seguindo as determinações. Observamos muita gente sem máscara. A entrega foi bem vista pela população", destacou.
Jaciara confidenciou que muitas pessoas ainda vivem sem o conhecimento adequado a acerca da pandemia. "Tivemos a oportunidade de explicar sobre o que é o vírus, o que ele pode causar no organismo de uma pessoa e reforçarmos a importância da prevenção".
Para a titular da Semtras, Celsa Brito, o município vai continuar avançando na prevenção e no combate ao Coronavírus. "Vamos continuar avançando com o principal objetivo de ajudar, principalmente, quem não tem condição financeira de se deslocar até um de nossos CRAS, sempre levando os serviços descentralizados e orientando para que todos possam fazer sua parte e evitar a propagação do Coronavírus", ressaltou a secretária.