3. Covid-19
  4. População ribeirinha do Alto Arapiuns recebe imunização contra covid-19
População ribeirinha do Alto Arapiuns recebe imunização contra covid-19 Autor: Desconhecido

População ribeirinha do Alto Arapiuns recebe imunização contra covid-19

Alailson Muniz
Foram 232 vacinados na faixa etária de 18 anos ou mais sem comorbidades

Equipes de vacinação contra a covid-19 estiveram na região do Alto Arapiuns durante o fim de semana. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e faz parte da estratégia do município para garantir imunização da população ribeirinha, mesmo em áreas de difícil acesso.

Ao todo, foram 232 vacinados na faixa etária de 18 anos ou mais sem comorbidades, que residem em 9 comunidades. No sábado (31), foram contempladas as comunidades de Repartimento, Mariazinha, Aracati, Nova Canaã e Porto Rico. No domingo (1), foi a vez de Vista Alegre do Maró, Prainha do Maró, Fé em Deus e Vila Nova.

Além da vacinação, os profissionais da saúde realizaram 39 consultas médicas, distribuíram medicamentos, visitaram domicílios e realizaram testes rápidos em pacientes com algum tipo de sintoma de síndrome gripal.

“Nossa equipe percorreu comunidades da região do Alto Arapiuns. São áreas distantes da sede do nosso município, mas houve todo um esforço da nossa equipe em levar a vacina até essas pessoas, aplicando doses do imunizante da Janssen, que é de dose única e garante que elas sejam imunizadas o mais rápido possível. Assim que o município for recebendo as doses necessárias, a SEMSA vai dar continuidade nas ações com objetivo de garantir a imunização da população ribeirinha”, ressalta Vânia Portela, titular da SEMSA.

A vacinação da população ribeirinha das regiões de rios, planalto e várzea é uma prioridade do nosso governo. A estratégia e os esforços de nossos profissionais da saúde para imunizar a população em áreas remotas é destaque na imprensa brasileira. Para essas regiões, já foram enviadas mais de 34 mil doses de vacinas e seguimos avançando na luta contra o covid-19.

"Não vamos medir esforços para vacinar nossa população. Juntos com nossos heróis da saúde vamos está nos quatro cantos de Santarém. Para vacinar, basta ter vacina", disse o prefeito Nélio Aguiar.