3. Covid-19
  4. Santarém completa um ano de vacinação contra a covid-19 com mais de 460 mil doses aplicadas
Santarém completa um ano de vacinação contra a covid-19 com mais de 460 mil doses aplicadas Autor: Agência Santarém

Alanda Matos
Início da vacinação marcou a grande virada na luta contra a doença

Há exatos doze meses, na tarde do dia 19 de janeiro de 2021, Santarém dava o passo mais importante para a esperança e para a segurança da população na luta contra o novo coronavírus. Após um ano da pandemia, que instaurou medo e incertezas no mundo, a primeira dose de vacina contra a covid-19 foi aplicada no município e marcou a grande virada na luta contra a doença. Maria das Graças Guimarães Regis, de 70 anos, protagonizou o momento histórico.

Moradora do Lar São Vicente de Paulo, ela foi a primeira pessoa do município a receber a dose da vacina CoronaVac contra a covid-19. Na época, o início da imunização também abrangeu profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições acolhedoras, além de indígenas.

Legenda da foto: Da esquerda para a direita; senhora Maria das Graças, governador Helder Barbalho, prefeito Nélio Aguiar e titular da Semtras Celsa Brito

Desde então, Santarém registra mais de 460 mil doses aplicadas e 100% da cobertura vacinal da 1ª dose em adultos. A 2ª dose registra 78% da população.

Etapas da vacinação

Com a aplicação da primeira dose, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com o Governo do Pará definiu estratégias para avançar com a vacinação à medida que as doses iam chegando ao município.

A 1ª etapa imunizou indígenas, idosos institucionalizados e profissionais de hospitais que atuam na linha de frente contra a pandemia.

Legenda da foto: Idosos fizeram parte da 1ª etapa de vacinação

Na 2ª etapa, a vacinação foi aberta para idosos acima de 80 anos e posteriormente foi diminuindo a faixa etária. Profissionais de segurança pública na ativa, povos e comunidades quilombolas também estiveram dentro do grupo para vacinação.

Na 3ª etapa, indivíduos com comorbidades foram vacinados. Na 4ª etapa, profissionais da educação, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e população em situação de rua.

As outras etapas de vacinação contemplaram jovens, adolescentes e mais recentemente crianças. Em agosto de 2021, a vacinação contra a covid-19 avançou para jovens com 18 anos ou mais; e logo em seguida abriu para adolescentes de 12 a 17 anos. Ontem, 18, iniciou a imunização infantil e a primeira criança santarena foi vacinada contra o vírus.

Legenda da foto: Vacinação infantil marca nova fase de imunização

Estratégias de alcance

Em um ano, a Prefeitura de Santarém empenhou-se para abranger a cobertura vacinal aos quatros cantos do município. Muitas estratégias foram definidas e alcançaram êxito no objetivo.

Pontos de vacinação foram instalados e o sistema drive thru – vacina aplicada com as pessoas dentro do carrofoi executado por diversas vezes para garantir maior acessibilidade à vacina sem gerar filas ou aglomerações de pessoas.

Legenda da foto: Equipes da Semsa viraram horas em drive thru para disponibilizar acesso otimizado a vacina

A vacina chegou a todas as regiões de Santarém incluindo de rios, planalto e várzea. Para isso, o governo municipal organizou planos para levar a vacina até a população ribeirinha, tendo recebido inclusive destaque pela imprensa nacional e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) por ter realizado o Drive Fluvial, meio onde a população ribeirinha foi vacinada em canoas e bajaras. O modelo de estratégia foi feito de forma pioneira pela Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa.

Legenda da foto: Drive fluvial foi destaque na imprensa nacional como ação exitosa contra a covid-19

Vacinação aliada a medidas sanitárias

A chegada da 2ª dose e a dose de reforço deram a oportunidade de retorno a normalidade e a vacinação segue avançando em Santarém. No aniversário de um ano da aplicação da 1ª dose muito foi alcançado, no entanto, as medidas de segurança não devem ser ‘afrouxadas’. A vacinação aliada ao uso de máscara e álcool em gel é a melhor forma de combater a pandemia.

Legenda da foto: Vacina continua disponível

A vacina está disponível na Prefeitura de Santarém, das 8h às 21h; em todas as UBS da Zona Urbana das 13h às 16h; e no Cemei Paulo Freire das 8h às 16h, até o dia 21 deste mês, para crianças de 11 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades.

“Os números são bons e nos revelam a consciência das pessoas em busca da proteção individual e imunidade coletiva. Ao longo deste 1 ano, não medimos esforços e nos empenhamos ao extremo para garantir que a vacina chegasse a todos. A vacinação nos livrou do caos da pandemia e garantiu esperança na normalidade e salvamos centenas de vidas. Vamos seguir vacinando. Vacinem-se!”, exclamou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.