3. Covid-19
  4. Matheus, de 10 anos, é a primeira criança vacinada contra a covid-19 em Santarém
Matheus, de 10 anos, é a primeira criança vacinada contra a covid-19 em Santarém Autor: Agência Santarém

Alanda Matos
Imunização iniciou hoje, 18, no Cemei Paulo Freire

Legenda da foto: Matheus chegou ao Cemei Paulo Freire acompanhado da família

Voltar a estudar. Esse foi o desejo que moveu Matheus Costa da Silva de 10 anos a ir tomar a vacina contra a covid-19 e ser a primeira criança a receber a dose do imunizante em Santarém. Após 1 ano do início da vacinação no município, a imunização infantil iniciou nesta terça-feira, 18, e promoveu emoção e esperança aos pais dos pequenos.

“É uma alegria muito grande. O Matheus estuda em home office há 2 anos desde o início da pandemia, e ele estava muito ansioso para receber a vacina, pois quer voltar logo a estudar de forma presencial”, disse o pai Marcos Veiga da Silva.

Legenda da foto: Titular da Semsa Vânia Portela recebeu Matheus na entrada da unidade

Matheus é uma pessoa portadora de síndrome de down. Nesta primeira etapa da imunização infantil estão sendo vacinadas crianças com comorbidades, deficiências permanentes e acamadas.

A segunda criança vacinada foi Arthur Machado Sohn, de 10 anos. Ele tem alergia respiratória e chegou cedo ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire - unidade de vacinação referência - acompanhado dos pais.

Legenda da foto: Arthur, segunda criança que recebeu o imunizante infantil no município

“Quando eu disse a ele que seria vacinado, ele ficou tão ansioso que acordou hoje às 4h da manhã e fez todos levantarem da cama para vir logo”, exclamou emocionada a mãe Karoline Lira.

A abertura da vacinação infantil contou com a presença da primeira-dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, que esteve representando o prefeito Nélio Aguiar; da secretária municipal de Saúde Vânia Portela e da coordenadora de Educação Infantil Aline Rodrigues.

“Felicidade e esperança são as palavras que definem nosso sentimento com o início da imunização em crianças. Que todos venham se vacinar para o bem das crianças, dos adolescentes, adultos e idosos. Juntos vamos avançar com a vacinação e vencer o vírus”, argumentou Celsa Brito.

Legenda da foto: Equipe de saúde, secretárias Celsa Brito e Vânia Portela com Arthur e família

Vacinação infantil

A vacinação contra a covid-19 está direcionada para crianças que tenham idade de 5 a 11 anos completos. Para se vacinar a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis que devem portar a carteira de vacinação da criança e um documento com foto do responsável.

Para comprovar a comorbidade será preciso ainda um laudo, atestado ou receita médica. A criança que tomou alguma vacina, qualquer que seja, só pode receber o imunizante contra a covid-19 após 15 dias.

Legenda da foto: Frasco do imunizante infantil tem cor diferenciada; laranja para crianças e roxo para adultos

Como estratégia de vacinação, a Semsa também irá realizar vacinações itinerantes na Apae, Casa Azul, abrigo municipal, oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas e outras unidades de saúde que tenham crianças hospitalizadas.

A unidade de vacinação referência será o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, localizado na Av. Barão do Rio Branco, bairro Jardim Santarém.

Legenda da foto: Alberto Felipe Gualberto Lopes exibe carteira de vacinação com carimbo contra a covid-19

................

Olá leitor!

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações sobre o assunto?

Entre em contato no email descrito abaixo. Na opção ‘Assunto’ digite sobre o que se trata, assim podemos responder seu questionamento com precisão.