3. Covid-19
  4. Hospital de Campanha de Santarém encerra atendimentos após 8 meses de atividades
Hospital de Campanha de Santarém encerra atendimentos após 8 meses de atividades Autor: Agência Santarém

Alanda Matos
Últimas altas do HCS ocorreram no domingo (31)

Em atualização

Em atividade desde o dia 19 de fevereiro deste ano, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) foi encerrado na manhã desta quarta-feira, 2, com um Culto Ecumênico que contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do Governador do Estado Helder Barbalho e demais autoridades. A desativação ocorre devido a queda de internações pela covid-19 no município, mediante o avanço da vacinação. As últimas altas ocorreram no domingo, 31.

Durante os oito meses que esteve em atividade o HCS recebeu 806 pacientes, dos quais 664 receberam alta médica e 122 foram transferidos para outras unidades. O Hospital, montado na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado.

Legenda da foto: Profissionais de saúde que atuaram no HCS comemoram exímia atuação

Em cumprimento a agenda em Santarém, o governador Helder Barbalho inaugurou o Centro Especializado de Atendimento a Covid-19 que funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e vai operar como um serviço ‘substituto’ do HCS, disponibilizando 16 leitos clínicos e 4 de UTI.

“Estamos vivendo um novo capítulo, mas não devemos deixar de nos cuidar. Estamos vivendo a vacina, que é o único caminho para proteger. Daí, a importância de se vacinar, de chamar o amigo, o parente, todos ao redor para se vacinarem. Nós tivemos dois hospitais de campanha em Santarém. O primeiro no espaço Pérola do Tapajós e o segundo aqui na escola Maria Uchoa, que hoje encerra seu ciclo. Santarém não ficará desassistida. Entregamos hoje, o Centro de Atendimento Especializado. Estamos cobrindo regionalmente todo o estado com essa estrutura para melhor atender nossa população contra essa pandemia”, informou Helder.

O fluxo de atendimento do Centro não será portas-abertas e sim via Regulação Estadual, ou seja, o paciente precisa ser encaminhado de outras unidades após cadastro e solicitação do leito pelo Sistema Estadual de Regulação.

O prefeito Nélio Aguiar relembrou as estratégias adotadas pelo governo municipal para combater a covid-19. “Hoje, o Hospital de Campanha encerrou as atividades, uma estrutura que foi essencial no atendimento à população da região Oeste do Pará e que salvou muitas vidas. Agradecemos aos nossos profissionais de saúde que trabalharam no HCS e que foram incansáveis nessa luta. A vacinação avança, mas não vamos recuar. Continuamos com duas Unidades de Saúde Descentralizadas em operação e seguimos vacinando em todos os cantos do município, desde a região urbana até a de rios e planalto e agora, temos ainda o Centro Especializado que vai somar nos nossos esforços para evitar o surgimento de novos casos.”

Últimas altas do HCS

Legenda da foto: José Lopes Paz (com a placa) e equipe de plantonistas comemoram alta

No último domingo, 31, os quatro últimos pacientes que estavam internados no HCS receberam alta. Na despedida, Francisco Vasconcelos, 65; José Lopes Paz, 61; Francisca Carvalho, 71; e Ana Lúcia Amaral, 54; foram homenageados pelos profissionais de saúde.

“Entrei como paciente e estou saindo como sobrevivente. O tratamento não foi fácil, minha força estava nas oportunidades que tive de ver a minha família por ligação de vídeo e abraçar um dos meus filhos pela cabine me fortaleceu”, disse José Lopes, natural de Curuai (PA).

Para o diretor técnico do HCS, Dr. Tardelio Torquato, o momento foi de comemoração. “Chegamos ao fim de mais um ciclo de trabalho intenso, mas também de muita satisfação. Foram mais de 800 pacientes atendidos. Desses, mais de 600 receberam alta. Isso é gratificante para a vida pessoal e profissional. Hoje é dia de celebrar a vida. Sabemos que o vírus está circulando, portanto, quem não se vacinou, faça e continue com os cuidados”, enfatizou o médico.

O diretor administrativo da unidade, Marcelo Henrique, falou da sensação de dever cumprido. “Ao longo desses oito meses, 123 colaboradores atuaram na Unidade. Todos aqui deram seu melhor e isso garantiu o atendimento humanizado. O Campanha fez história e vai deixar o exemplo de um hospital de qualidade.”

Atuação do HCS

O Hospital atendeu pacientes positivados com a covid-19 de toda a região Oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. Iniciou os atendimentos com 60 leitos disponíveis, destes 56 eram clínicos e 4 de estabilização. Após os quatro primeiros meses de operação e com a diminuição dos casos da doença, o número de leitos passou para 40.

O HCS ofereceu atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. O acolhimento aos pacientes teve uma retaguarda de projetos de humanização. Entre eles, destaca-se o projeto “Cabine do Amor”, que foi reconhecido nacionalmente por meio de reportagem no programa Fantástico, da rede globo. Por meio de uma espécie de parede de plástico, o projeto permitia um abraço carinhoso entre quem estava internado e uma pessoa da família.

Legenda da foto: Cabine do Amor permitiu que familiares abraçassem pacientes em segurança

Outros como “Pacientes em Movimento”, “Visita Musical”, “Cine Campanha” e “Arteterapia no HCS” foram projetos essenciais comandados pelos profissionais de saúde que estimularam o relaxamento, a redução de estresse e ansiedade, tornando o ambiente hospitalar mais leve e descontraído.

Colaborou Natashia Santana