Propagar informações falsas sem a confirmação de fonte oficial dos órgãos de Saúde é o maior desserviço quanto ao monitoramento para o combate do coronavírus.
Desde a primeira suspeita de uma paciente que fez viagem ao exterior e que teve sintomas gripais, Santarém sofre com divulgação de FAKE NEWS e que sem fundamentação científica se alastram pelas redes sociais, causando pânico à população.
As últimas informações falsas são a de um professor da rede particular de ensino, que publicou nas mídias pessoais que o Prefeito de Santarém iria confirmar na coletiva de imprensa ocorrida nesta segunda-feira (16), um caso positivo. Informação falsa, configurando como Fake News.
Outros dois casos de Fake News circularam na manhã desta terça-feira (17). O primeiro afirma que uma paciente de naturalidade italiana está no municipal com resultado positivo do coronavírus e o segundo, em forma de áudio, garante que as autoridades locais estariam escondendo um caso positivo no Hospital Regional de Santarém. Os dois casos se tratam de FAKE NEWS.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pede a população para não divulgar errôneas informações sem certificação da fonte.
Qualquer identificação de caso suspeito será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Santarém. Até o momento não há nenhum caso confirmado ou sob suspeita em Santarém.
Mesmo não havendo nenhum caso confirmado da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus em Santarém, o prefeito Nélio Aguiar anunciou, nesta segunda-feira (16), uma série de medidas preventivas, entre elas: assinatura de Decreto que declara situação de emergência no município, diante do contexto nacional e mundial provocado pela pandemia do coronavírus e a instalação de Comitê de Gestão de Crise, cuja coordenação esta sob responsabilidade do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).