3. Covid-19
  4. Prefeitura amplia imunização de profissionais de Saúde contra Covid-19 em Santarém
Prefeitura amplia imunização de profissionais de Saúde contra Covid-19 em Santarém Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
A imunização está sendo ampliada para a rede privada

Autor: Weldon Luciano

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus em Santarém. A partir desta quarta-feira (19), a imunização dos grupos de profissionais da saúde está sendo ampliada para a rede privada.

Farmacêuticos, Bioquímicos, Técnicos de Laboratórios, Odontólogos, Técnicos em Saúde Bucal, Fisioterapeutas e Oftamologistas entram na lista. As doses estarão disponíveis na Igreja São Francisco de Assis, na Plácido de Castro, bairro Caranazal, entre os dias 19 e 21 de maio das 8h às 16h.

Para ser vacinado é necessário que o profissional tenha em mãos a sua carteira de classe e declaração de vínculo com a empresa que trabalha.

Outros profissionais que atuam na linha de frente da pandemia em hospitais públicos e particulares já haviam sido imunizados em etapas anteriores.

A atual etapa tem avançado alcançando também alguns grupos com comorbidades: pessoas com 55 anos (completos) – Cardiopatas, Diabéticos e Deficiência Permanente.

Pacientes de outras comorbidades que tenham entre 18 a 59 anos também estão sendo contemplados: Síndrome de Down, Autismo, Renais Crônicos em terapia de hemodiálise, Oncológicos, Transplantados, Anemia Falciforme, Doença Cerebrovascular, Obesidade Mórbida (IMC acima de 40), Pneumopatias Crônicas Graves, Imunussuprimidos, Deficiência Permanente e Todas as Paralisias.

A Secretária MUnicipal de Saúde, Vânia Portela, esteve nesta manhã na Igreja São Francisco acompanhando o processo de imunização. "Os profissionais de saúde da rede privada estão vindo. Também estamos vacinando grupos com comorbidades e executandoa segunda dose para quem está no aprazamento", disse a secretária.

Devido à escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses para prosseguir a imunização de outros grupos prioritários, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI).