“Um copo de plástico descartável leva em torno de 200 a 400 anos para se decompor”
Em um ano, o uso de uma caneca economiza 1.440 copos descartáveis. Foto: Júlio César Antunes. O novo coronavírus trouxe o reforço da mensagem da mudança de comportamento com o meio ambiente. Um desses fatores é ficar sempre atento para o uso de copos reutilizáveis e individuais, cada um carregando consigo o seu para onde for.
De plástico, alumínio ou vidro. Um copo pessoal evita durante um dia, no mínimo, o uso de 4 copos descartáveis. Em um ano, pode ser evitado o total de 1.440 unidades.
Segundo o gestor ambiental João Corrêa, um copo plástico descartável leva em torno de 200 a 400 anos para se decompor, possui vida útil muito curta de apenas poucos segundos e não é rentável economicamente. No Brasil, apenas 20% é reciclado e o restante é descartado.
Leia também:
“É comum consumirmos um cafezinho ou água em copo descartável, numa sala de espera, no trabalho, ou em casa. Mas, é preciso mudar este cenário. Somente a educação ambiental, o uso consciente e responsável dos recursos naturais, pode ajudar a transformar essa realidade”.
O gestor ambiental ainda destaca que usar o copo reutilizável e pessoal torna-se grande aliado às medidas preventivas contra a covid-19. "Cada pessoa deve ter seu copo individual, mesmo em casa, dando-lhe uma relação particular, prevenindo-se do coronavírus, assim como outras doenças, gerando atitude de consciência ambiental, pensado no coletivo e promovendo menos impactos negativos ao meio ambiente".