3. Covid-19
  4. Médicos da Atenção Básica recebem capacitação com infectologistas sobre o Covid-19
Médicos da Atenção Básica recebem capacitação com infectologistas sobre o Covid-19 Autor: Desconhecido

Médica infectologista, Mariana Quiroga: capacitaçãoSem casos confirmados de coronavírus na Região do Baixo Amazonas e Tapajós, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue com as capacitações dos protocolos e fluxo de atendimentos para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Na manhã desta sexta-feira, 20, os médicos da rede da Atenção Básica do município, receberam uma capacitação, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com os médicos infectologistas que auxiliam o Sistema Único de Saúde (SUS) do município, para aprofundamento sobre o tema.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, falou sobre a capacitação. “Todos são importantes para o bom andamento do fluxo de atendimento da rede da Atenção Básica, mas quem faz a parte de avaliação clínica é o profissional médico, que com informações dos profissionais, que lidam diretamente com os casos suspeitos, dá um melhor direcionamento para cada paciente que necessitam da avaliação, saber qual o melhor procedimento que deve ser adotado, quanto aos cuidados com o paciente”, ressaltou.

A coordenadora do Programa Mais Médicos na Semsa, Kellen Patricia Santos de Carvalho da Silva, falou sobre a orientação.  “Todos os médicos que trabalham na Atenção Básica estão bem orientados, quanto ao fluxo para esses atendimentos. A partir da orientação inicial que o paciente tem que lavar a mãos, que eles vão passar informações para cada categoria de idades, o que é necessário fazer neste momento. Todos estes profissionais são generalistas, que estão distribuídos nas áreas urbana, rios e planalto, com um total de 22 médicos estão se dedicando para o enfrentamento dessa pandemia.

“Eu Abordei a parte da paramentação e desparentação, a utilização do equipamento de proteção individual como barreira, no atendimento aos casos suspeito, pois os pacientes podem estar de fato contaminado, e o profissional tem que ter sua medidas de precaução, até mesmo na hora da retirada da máscara para que não aconteça a contaminação das mãos e consequentemente contaminando olhos, nariz e boca favorecendo a transmissão, então, tem que ficar atento na retirada da máscara, de aventais, de óculos, o procedimento segue um protocolo que tem que ser seguido, e o jeito certo a ser seguido. A cada ação, deve higienizar as mãos, com álcool gel”, explicou a médica infectologista, Mariana Quiroga, sobre sua participação na capacitação.

Também estiveram como facilitadores da capacitação os médicos infectologistas Álisson dos Santos Brandão e João Guilherme Pontes, que durante a capacitação esclareceram dúvidas sobre, para onde encaminhar os pacientes, quais Unidade, qual Hospital devem ser referenciados, se caso houver casos suspeitos. O acesso ao Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) tanto para os profissionais, quanto para a população, e como melhor utilizá-los.