O domingo, 28 de fevereiro e a segunda-feira, 1° de março, foram de muita alegria para as famílias dos pacientes Minelvina Alves, de 92 anos, e Roberto Ruy Rutowitcz, de 96 anos, ambos moradores do município de Santarém, que puderam retornar para casa após três dias hospitalizados no Hospital de Campanha de Santarém (HCS). Eles venceram a covid-19.
Roberto Ruy Rutowitcz de 96 anos, pai de dez filhos, casado há mais de 40 anos, é um paciente acamado e tem Alzheimer. Na saída do Hospital, ele foi conduzido de maca, onde foi recepcionado pelos filhos e netos. Emocionada, a filha Patrícia Rutowitcz foi a primeira a falar com o paciente. "Pai, sou eu. Pai, eu disse que não ia soltar sua mão. Eu vim te buscar", disse com a voz embargada pelo choro.
Patrícia relatou que a sua mãe está em casa em tratamento da covid-19, ansiosa pela chegada do esposo. A filha do paciente aproveitou o momento da alta para falar do sentimento de gratidão. "Quero muito agradecer a equipe da UPA 24H e aqui do Hospital de Campanha, que trataram muito bem dele com carinho. Obrigada de coração", concluiu.
Outra idosa que recebeu alta e emocionou a equipe do HCS foi a dona Minelvina de 92 anos. Ela fez questão de levar a placa com a escrita "Eu venci a covid-19". Na outra mão estava um presente da equipe, um balão vermelho em formato de coração como símbolo da batalha travada contra a doença.
A paciente, que é do grupo de risco, venceu a batalha contra a covid, após passar 3 dias internada na Unidade e anteriormente oito dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
O filho falou sobre a saudade da mãe e o alívio que a ação da visita online trazia nos momentos de angústia. "Essas chamadas davam muita esperança para nós e para meu pai. Era lindo de ver eles dois dando força um para o outro", disse.
Casada há 62 anos, Minelvina, não via a hora de reencontrar sua família e principalmente seu esposo. "Eu só quero ir para casa e encontrar meu esposo", finalizou emocionada.
Durante as saídas dos idosos da Unidade, outros quatro pacientes também receberam alta médica.
Ascom/HCS