3. Covid-19
  4. Covid-19: situação sanitária na feira da Cohab é alvo de fiscalização
Covid-19: situação sanitária na feira da Cohab é alvo de fiscalização Autor: Desconhecido

Covid-19: situação sanitária na feira da Cohab é alvo de fiscalização

Situação sanitária da Feira da Cohab foi alvo de fiscalização por parte da Prefeitura. Foto-Bruno Ribeiro

A Prefeitura de Santarém realizou, neste sábado (06), mais um trabalho de fiscalização e orientação na feira da Cohab. A medida tem como objetivo evitar o contágio e disseminação do novo Coronavírus e segue a Recomendação nº 13/2020 – do Ministério Público do Pará (MPPA) que trata sobre as atividades essenciais nos locais, distanciamento de bancas, entre outras normas.

O trabalho integrado envolveu a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra); Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec); Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) e Polícia Militar.

De acordo com o titular da Semap, Bruno Costa, a fiscalização municipal está fazendo trabalho educativo, técnico e sério, no sentido de manter o funcionamento das feiras diante da pandemia.

"O objetivo é a prevenção à Covid-19, mas também a manutenção da economia local. É importante que os permissionários e população façam a sua parte".;

Conforme a Portaria 023/2020 da Semap, só poderão funcionar os estabelecimentos que desempenhem nos mercados municipais, serviços ou atividade essencial, ou seja, que trabalhem com as seguintes atividades: carne e vísceras; peixe e camarão; hortifrutigranjeiros e verduras; farinha; farmácias e material de construção. Além de ser obrigatório o uso de máscaras e demais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que se fizer necessário, bem como seguir regras de distanciamento, respeitada distância mínima de 1 metro.

"Vistoriamos o uso de máscaras por parte de funcionários e clientes, bem como a disponibilização de álcool em gel e distanciamento de bancas. O trabalho envolveu o funcionamento dos serviços essenciais dentro das feiras livres, garantindo que todas as exigências estabelecidas na publicação municipal estejam sendo cumpridas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia.

A equipe de Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a inspeção em toda a área, avaliando, manuseio, produção, processamento, entre outros requisitos. Na ocasião, foram feitas notificações aos feirantes que estavam em situação irregular. Na atividade de inspeção, foi avaliada principalmente a estrutura física que é oferecida aos consumidores.

"Em função do aumento da pandemia, nós estamos nessas áreas tentando minimizar os impactos. É fiscalização total, orientação da população para o uso de máscaras, isolamento social e, se necessário, estamos aplicando multas. Infelizmente ainda encontramos muitas irregularidades, principalmente no que se refere à higienização dos alimentos”, relatou o técnico fiscal da Vigilância Sanitária, Rodrigo da Silva.

Para garantir a ordem e a segurança, tanto dos agentes envolvidos na ação quanto da população, a Polícia Militar deu suporte e orientou a população quanto à importância deste tipo de ação integrada nas feiras da cidade.

Outras feiras e mercados no municipais já receberam a fiscalização da Prefeitura. Neste domingo (7), a Feira do Aeroporto Velho será alvo da ação.

Denúncias podem ser feitas para os seguintes canais - Defesa Civil (93) 3523-5170
Divisa: (93) 99155-4907