3. Covid-19
  4. Covid-19: Sespa confirma primeiro caso em Santarém. Prefeito reitera compromisso da gestão com protocolos de saúde
Covid-19: Sespa confirma primeiro caso em Santarém. Prefeito reitera compromisso da gestão com protocolos de saúde Autor: Desconhecido

Prefeito Nélio Aguiar, ao lado da titular da Semsa, Dayane Lima, apresenta exame feito por laboratório privado que apontou Covid-19 em paciente. Foto-Mauro Nayan

“Temos compromisso com a verdade. Ninguém vai esconder absolutamente nada da população de Santarém”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar, durante coletiva à imprensa, na tarde desta quarta-feira (01), ao confirmar o anúncio da Secretaria de Estado de Saúde  de Pará (Sespa) do primeiro caso e, infelizmente, o primeiro óbito, no município, decorrente da Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus. De acordo com a Sespa, a vítima de 87 anos fazia parte do grupo de risco e seu exame foi feito a pedido de um médico particular a um laboratório privado.

Nélio apresentou na coletiva e leu o exame realizado em laboratório privado, localizado em Belo Horizonte-MG. No entanto, de acordo com a Sespa e o gestor santareno, o resultado foi notificado apenas no último dia 25/03, após o óbito.

“A partir desse momento, nós começamos a fazer uma investigação epidemiológica, porque quando tivemos conhecimento desse exame, não existia a notificação deste caso. Foi um caso atendido por um médico, em domicílio. O profissional suspeitou, solicitou o exame, ele foi para Belo Horizonte e só tomamos conhecimento quando chegou em nossas mãos. O material coletado foi encaminhado direto para BH e até então não tínhamos nenhuma informação sobre este caso”, informou o gestor.

O município tomou, desde quando foi informada, todas as medidas de segurança em relação às pessoas que tiveram contato com a paciente. “Medidas de isolamento, coleta de exames e todas as outras recomendadas pelo Ministério da Saúde foram realizadas pela Semsa e nossa equipe de Vigilância em Saúde. Nós informamos, também, à família sobre o resultado do exame, que havíamos recebido como positivo, e tomamos, também, as medidas cabíveis de fazer as visitas e preparar o relatório, junto com a cópia do exame e com a declaração de óbito, em que o médico havia informado que a causa da morte foi por problemas respiratórios. Por conseguinte, nós informamos a autoridade superior, que é a Secretaria Estadual de Saúde. Nós encaminhamos para o Governo do Estado e, hoje, à tarde, teve o anúncio de forma oficial, validando esse diagnóstico e considerando como caso positivo para o o novo coronavírus”, explicou Nélio.

Monitoramento e contraprova

Medidas de isolamento social serão prorrogadas, informou Nélio Aguiar. Foto-Mauro NayanNélio informou que a partir do momento em que foi confirmado o caso positivo da Covid-19, a Prefeitura contactou imediatamente a família.

“Nós fizemos o contato com alguns membros da família, somos solidários nesse momento e compreendemos a reação inicial por parte dos familiares. É um direito que os cabe. É importante ressaltar que não há nenhum membro sintomático, já estão sendo acompanhados e fazendo a quarentena”, reitera Nélio.

Como o exame não foi feito pelo Laboratório Central (Lacen) do Governo do Estado, a Prefeitura solicitou ao laboratório particular se havia outra amostra para fazer uma contraprova.

“Porque é assim que é feito quando passa pelo setor público. Quando temos o diagnóstico a partir do Lacen, fazemos um reteste, uma contraprova para dar uma segurança maior nesse resultado. O laboratório nos informou que eles não são obrigados a fazer esse tipo de contraprova. Nós não temos essa amostra e a paciente foi à óbito, por isso não temos como realizar outro procedimento a não ser no caso em que é autorizada a exumação, medida que deve ser bem avaliada pela família”, informou o prefeito.

O prefeito anunciou que por ter havido descumprimento em relação ao protocolo de notificação, uma investigação, que corre em sigilo, está em curso no Ministério Público do Estado.

Segurança - Nélio adiantou que vai prorrogar por pelo menos mais 15 dias os decretos já publicados com medidas temporárias e excepcionais de isolamento social.

Nesse momento, de acordo com o último boletim da Sespa, o Pará tem 40 casos confirmados, 829 casos descartados e 84 casos em análise. Em Santarém, há um caso confirmado, com óbito, 19 negativos e 19 em análise.