Com o aumento dos casos suspeitos e confirmados pelo novo coronavírus, aumentam também os pacientes com sintomas leves e moderados em isolamento domiciliar. Para garantir que o afastamento seja efetivo e evite a contaminação de outras pessoas, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) orienta sobre os cuidados que a população deve ter com o lixo em residências em que há moradores positivos ou com suspeita.
A limpeza das vias e a coleta de lixo são serviços mantidos pelo governo municipal por serem essenciais à população. Para isso, a segurança dos agentes de limpeza pública – garis – que estão diariamente nas ruas, deve ser certificada.
Quando se tem pessoas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, o lixo residencial passa a ser classificado como infectante e deve ser separado corretamente. “A prestação dos serviços de limpeza urbana é essencial para a proteção do meio ambiente e da saúde humana e não pode ser interrompida. Por conta desse caráter de essencialidade, é indispensável assegurar que tais serviços sejam diariamente executados, pois contribuem para combater a transmissão do novo coronavírus, bem como de outras doenças”, destacou o titular da Seminfra, Daniel Simões.
Seguindo as orientações de boas práticas com o objetivo de assegurar condições adequadas de saúde pública, preservar o meio ambiente, combater a transmissão do vírus e garantir a proteção dos agentes de limpeza, é necessário que todos sigam as recomendações apresentadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e pelo Ministério da Saúde.
Os resíduos produzidos pelo paciente confirmado ou com suspeita e por quem lhe prestar assistência devem ser: