3. Covid-19
  4. Covid-19: profissionais de urgência e emergência das redes pública e privada recebem capacitação
Covid-19: profissionais de urgência e emergência das redes pública e privada recebem capacitação Autor: Desconhecido

Capacitação aos profissionais de saúde de urgência e emergência. Foto-Ascom SemsaComo forma de prevenir as Infecções Relacionadas a Serviços de Saúde (Iras) em atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (19), no auditório da Casa da Cultura, uma capacitação sobre os procedimentos individuais que devem ser adotados e os cuidados que os profissionais da saúde, que trabalham na condução e assistência, devem ter com os veículos que fazem o transporte de pacientes que possam apresentar quadros de suspeitas e ou confirmação do Coronavírus.

"Estamos qualificando os nossos profissionais de toda a rede de atendimento de Santarém, tanto os profissionais da rede privada, quando da pública, pois essa é uma questão que todos temos que ficar alertas, com informações necessárias, não somente para a nossa população que tem que receber as orientações necessárias para evitar a proliferação do Coronavírus, mas, também, para os nossos profissionais que trabalham diretamente e com exposição a riscos. Por isso, eles também têm que estar bem informados e orientados", explicou a secretaria de Saúde, Dayane Lima.

O coordenador do setor de Vigilância Sanitária da Divisa, Walter Matos, reiterou que não há casos confirmados em Santarém. Segundo Matos, a capacitação teve o objetivo de rever protocolos de transporte e o fluxo de possível paciente, que necessite ser transportado para a área hospitalar, principalmente, quanto a sanitização, das ambulâncias. Por isso, convidamos o Samu, os hospitais privados, o Corpo de Bombeiros, Marinha e a Polícia Militar, que tem ambulância, passando orientações sobre a sanitização após o transporte de pacientes, a utilização do UPIA, a ser utilizado, o fluxo desse profissionais da área de saúde e, também, a parte de medicamentos que devem estar na ambulância para o atendimento aos pacientes".

Os profissionais receberam orientações de um farmacêutico quanto aos medicamentos que podem ser utilizados pelos profissionais e materiais de limpeza para higienizar as ambulâncias.

Dentre as informações repassadas estão: com o isolamento precoce de pacientes suspeitos durante o transporte, eles devem utilizar máscara cirúrgica a todo momento, desde a identificação até chegada ao local de isolamento; melhoramento da ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte, higiene pessoal e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), dentre outros.