3. Covid-19
  4. Covid-19: ação itinerante de saúde ofertada pela Prefeitura atende quase 300 pessoas em Alter do Chão
Covid-19: ação itinerante de saúde ofertada pela Prefeitura atende quase 300 pessoas em Alter do Chão Autor: Desconhecido

Quase 300 pessoas atendidas em ação itinerante de saúde na Vila de Alter do Chão. Foto-Bruno Ribeiro...

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu 291 pessoas com síndromes gripais em Alter do Chão, por meio do ambulatório itinerante, que funcionou quinta (11) e sexta-feira (12), na Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso.

A ação contou com equipe multiprofissional de saúde composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação que avaliaram pessoas em estados gripais, com intuito de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo Coronavírus em Santarém. O atendimento ocorreu por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o prefeito Nélio Aguiar as estratégias de combate criadas pelo município é uma forma de levar os serviços de saúde para perto da população. “Esta é uma forma de dar resposta imediata para a população no enfrentamento da Covid-19. Desde o inicio da pandemia várias frentes de trabalho da Prefeitura atuam em diversos setores diferentes levando ações de saúde. É a estratégia que criamos ajuda a evitar a lotação de hospitais e consequentemente leitos de UTI, pois impede que a Covid-19 evolua", disse o gestor.

A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Os procedimentos realizados foram os seguintes:

Dia 11 de junho (quinta-feira)

Total de atendimentos: 105

Consulta médica: 105

Notificações: 24

Remoções para UPA: 00

Medicação dispensada: 1.521

Escuta inicial e orientação: 01

Dia 12 de junho (sexta-feira)

Total de atendimentos: 186

Consulta médica: 186

Notificações: 14

Remoções para UPA: 00

Medicação dispensada: 1.324

Escuta inicial e orientação: 05

Idealizada para levar serviços de saúde às pessoas com sintomas leves da doença, a ação já esteve em vários locais, tanto na zona Urbana quanto rural.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, a ação da Prefeitura continua neste fim de semana. “Estamos dando continuidade neste sábado, 13, e domingo, 14, no bairro da Prainha, na Escola Padre Manoel Albuquerque das 8h às 17h e nas comunidades da região de Várzea, sendo: Piracaoera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. É importante que as pessoas que apresentarem sintomas gripais, febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato e/ou perda do paladar procure os atendimentos da equipe multiprofissional de saúde que estará nas escolas e barracões comunitários”, orientou.