Quase 300 pessoas atendidas em ação itinerante de saúde na Vila de Alter do Chão. Foto-Bruno Ribeiro
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu 291 pessoas com síndromes gripais em Alter do Chão, por meio do ambulatório itinerante, que funcionou quinta (11) e sexta-feira (12), na Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso.
A ação contou com equipe multiprofissional de saúde composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação que avaliaram pessoas em estados gripais, com intuito de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo Coronavírus em Santarém. O atendimento ocorreu por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o prefeito Nélio Aguiar as estratégias de combate criadas pelo município é uma forma de levar os serviços de saúde para perto da população. “Esta é uma forma de dar resposta imediata para a população no enfrentamento da Covid-19. Desde o inicio da pandemia várias frentes de trabalho da Prefeitura atuam em diversos setores diferentes levando ações de saúde. É a estratégia que criamos ajuda a evitar a lotação de hospitais e consequentemente leitos de UTI, pois impede que a Covid-19 evolua", disse o gestor.
A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Os procedimentos realizados foram os seguintes:
Dia 11 de junho (quinta-feira)
Total de atendimentos: 105
Consulta médica: 105
Notificações: 24
Remoções para UPA: 00
Medicação dispensada: 1.521
Escuta inicial e orientação: 01
Dia 12 de junho (sexta-feira)
Total de atendimentos: 186
Consulta médica: 186
Notificações: 14
Remoções para UPA: 00
Medicação dispensada: 1.324
Escuta inicial e orientação: 05
Idealizada para levar serviços de saúde às pessoas com sintomas leves da doença, a ação já esteve em vários locais, tanto na zona Urbana quanto rural.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, a ação da Prefeitura continua neste fim de semana. “Estamos dando continuidade neste sábado, 13, e domingo, 14, no bairro da Prainha, na Escola Padre Manoel Albuquerque das 8h às 17h e nas comunidades da região de Várzea, sendo: Piracaoera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. É importante que as pessoas que apresentarem sintomas gripais, febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato e/ou perda do paladar procure os atendimentos da equipe multiprofissional de saúde que estará nas escolas e barracões comunitários”, orientou.