3. Covid-19
  4. Central de Coordenação de Estratégias de Combate à Pandemia em Santarém é implantada na Escola Fluminense
Central de Coordenação de Estratégias de Combate à Pandemia em Santarém é implantada na Escola Fluminense Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Weldon Luciano

Central atua por meio dos canais telefônicos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) implantou uma Central de Coordenação de Estratégias de Combate à Pandemia em Santarém na Escola Fluminense nesta segunda-feira (15). O educandário localizado no bairro Santa Clara, que já chegou a receber uma Unidade de Saúde Descentralizada, passa a ser a sede dos setores que realizam o monitoramento dos pacientes notificados com suspeita de covid-19.

A medida visa aprimorar o serviço de monitoramento reunindo os profissionais que atuavam de maneira remota em um único espaço físico melhorando a estrutura de trabalho e integrando as atividades.

“Vai ser coordenado por uma série de profissionais e vamos concentrar parte destes atendimentos na escola Fluminense como a Central de Monitoramento e o Telecovid. Essas atividades que antes eram feitas de maneira remota passam a ser feitas na Escola Fluminense. Estaremos com enfermeiros e assistentes sociais para dar apoio para aquelas pessoas que tem dúvida, reclamações ou que tenham elogios a fazer a equipe de saúde”, destaca Lauro Correa, coordenador da Central.

Central funcionará na Escola Fluminense

As Estratégias de Combate à Pandemia em Santarém contam com o setor de monitoramento, o Telecovid, um setor de alimentação dos sistemas de informação, além das Unidades de Saúde Descentralizadas e os Ambulatórios Itinerantes. A equipe multiprofissional que atuará na escola contará com 60 pessoas, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, digitadores e médicos.

“O objetivo é acompanhar e orientar esses pacientes que são notificados. Essa equipe busca informações diárias para saber como está o estado de saúde dessas pessoas que estão sendo monitoradas, para verificar se houve melhora ou piora. Qualquer situação de agravo que for identificada, os profissionais podem orientar quem precisa. Desta forma, com a implantação da central, pretendemos disponibilizar um melhor acompanhamento dos pacientes”, argumentou a Secretária Municipal de Saúde Marcela Tolentino.

É importante ressaltar que a Central não possui atendimento presencial, atuando somente por meio dos canais telefônicos, das 8h às 18h.