3. Covid-19
  4. "Cabine do Amor" aproxima pelo abraço pacientes e familiares no Hospital de Campanha em Santarém
"Cabine do Amor" aproxima pelo abraço pacientes e familiares no Hospital de Campanha em Santarém Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
O paciente fica fragilizado e o apoio familiar é muito importante para sua recuperação

Autora Natashia Santana

A ‘’Cabine do Amor” possibilita a aproximação entre pacientes em tratamento de covid-19 e seus familiares. O projeto acontece no Hospital de Campanha de Santarém (HCS), unidade temporária montada na Escola Estadual Maria Uchoa Martins pela Prefeitura de Santarém e pelo Governo do Estado, que atende pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O distanciamento social e o não contato são etiquetas sociais primordiais para combater o avanço da covid-19. No entanto, o paciente fica fragilizado e o apoio familiar muito importante para sua recuperação fica inviabilizado. A Cabine do Amor veio para quebrar essa barreira, possibilitando o abraço e o contato seguro. O projeto permite que os pacientes com quadro clínico estável possam abraçar alguns familiares, tendo um plástico de proteção separando o toque físico.

Afeto que ajuda na recuperação e salva vidas

O simples ato de envolver alguém com os braços e trazer para perto do peito pode liberar sentimentos capazes de acelerar a recuperação de quem está infectado. Pacientes que estavam com condições clínicas de participar foram selecionados para utilizarem a Cabine, que é feita de compensado, possui uma cortina de plástico com entrada para quatro braços, possibilitando o abraço.

Seu Raimundo de Almeida, dona Raimunda Maria Dos Santos, Dhome Fonseca, Joanice Maria Sousa, e a paciente Maria Inês de 68 anos foram os primeiros a usarem a Cabine. A emoção foi grande.

Juliana Souza dos Santos, filha de dona Joanice, falou que estava muito ansiosa por este momento. Ela conta que não abraça a mãe há mais de 6 dias e nunca imaginou que esse simples gesto faria toda diferença para o seu emocional.

“Quando a gente recebe uma ligação do Hospital, sempre esperamos a notícia da alta, que às vezes não acontece, mas para amenizar a dor e a distância veio essa do abraço. Saber que a gente vai poder ver e dar um abraço, que é algo tão simples, mas que estamos impossibilitados, conseguimos valorizar muito mais o abraço a partir desse momento”, disse emocionada.

O tão esperado abraço de Juliana e sua mãe foi marcado por muitas lágrimas de alegria e renovação de fé para a mãe da paciente. “É importante para mim receber esse carinho. Eu ganhei mais força para lutar nesse tratamento”, disse emocionada.

Segundo a psicóloga do HSC, Narjara Dantas, esse é um daqueles projetos que, desde que foi pensado, levou para toda equipe motivação e alegria, possibilitando um envolvimento natural. “A equipe fez questão de participar de todo processo, da confecção até essa primeira sessão. Para psicologia, possibilitar momentos em que se estimulam conexões emocionais positivas é muito importante para o processo de recuperação do paciente”, informou Narjara.

Abraços seguros

Os pacientes aptos clinicamente a participar são acompanhados pelo médico, por um fisioterapeuta e pela psicóloga. Segundo Narjara, uma vez por semana os pacientes serão conduzidos até a cabine onde poderão receber o amor de dois de seus entes queridos por 5 minutos, divididos entre eles.

De acordo com o Diretor Técnico da Unidade, Dr. Tardelio Torquato, os familiares e pacientes, sempre que houver uso da cabine, estarão usando luvas e capotes durante o contato. “Além da proteção, nós ficamos monitorando a saturação e a respiração dos pacientes, só participam aqueles que estão respirando em ar ambiente e estão estáveis”, reforçou.

Produção da Cabine

Lucenildo de Oliveira, encarregado da empresa de alimentação da unidade, se ofereceu para montar a cabine e usar suas habilidades de artista plástico para pintar a estrutura. O artista plástico falou da inspiração que teve na hora da pintura. “Eu queria expressar o amor e por isso pintei com cores bem alegres. A frase escolhida foi a seguinte: "o melhor lugar do mundo, é dentro de um abraço", essa frase fez diferença na arte”, avaliou.

Para o Gestor administrativo do HCS, Marcelo Henrique, a importância do projeto vai além do toque físico. “É o encontro do afeto, entrega, conexão, um remédio para a alma e coração. Essa ação humaniza o atendimento e fortalece quem está passando por esse momento tão difícil que é a luta contra a covid-19. Toda equipe também recebe o carinho e isso é motivador”, finalizou.