3. Covid-19
  4. Atualizado - Covid-19: Boletim 15/04/2020
Atualizado - Covid-19: Boletim 15/04/2020 Autor: Desconhecido

Atualizado - Covid-19: Boletim 15/04/2020

A Prefeitura de Santarém informa em nova atualização do boletim da Covid-19 que, agora, são 20 casos confirmados no município. Existem 08 pessoas recuperadas, 44 resultados negativos, 13 em análise e 02 óbitos.

Com pesar, a Prefeitura informa a segunda morte por Covid-19, oficializada pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) em Santarém. Um homem de 55 anos. O paciente era morador de rua. Sua coleta foi realizada na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de isolamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas, mas não resistiu. Os demais casos confirmados nessa atualização são: uma mulher de 83 anos e cinco homens de 19, 35, 41, 52 e 87 anos.

A atualização ocorreu às 23h30 de 15.04.2020.

Tanto para os casos confirmados quanto para os suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem uma equipe de referência técnica para o acompanhamento diário dos pacientes. Cada profissional de saúde está responsável por zonas da área urbana, além das regiões de rios e planalto.

Caso haja outras confirmações, será comunicado pela Sespa em suas redes sociais.

____________________

Santarém foi o primeiro município do Oeste do Pará a adotar uma série de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar.

Fique em casa.

A medida de prevenção à Covid-19 do Ministério da Justiça, em Portaria do dia 17 de março, dá autoridade aos profissionais da saúde, em caso de descumprimento das orientações, quanto a questão dos isolamentos, pedir auxílio da força policial para o cumprimento das medidas, sem comunicação prévia à pessoa afetada.  A Portaria prevê de 15 dias a dois anos de detenção e multa para quem não cumprir a quarentena.