3. Covid-19
Agentes de Endemias recebem capacitação sobre a Covid-19 Autor: Desconhecido

Agentes de Endemias recebem capacitação sobre a Covid-19

Agencia Santarém

Capacitação dos agentes de endemias Durante esta semana, todos os profissionais que trabalham de forma direta, no enfrentamento de proliferação do novo coronavírus receberam capacitação para esclarecimentos sobre a doença e sobretudo conhecer o fluxo de atendimentos para casos suspeitos. Na última sexta-feira (20), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) para esclarecimentos e concluiu o cronograma de capacitação dos profissionais da Saúde do município.

“Concluímos na sexta-feira, o cronograma de capacitações para os profissionais da saúde, que estão em linha de frente no fluxo de atendimentos aos casos suspeitos de coronovírus. Os agentes de endemias têm a missão de vistoriar as residências dos moradores, por conta do controle do mosquito aedes aegypti que também é uma preocupação da saúde municipal, portanto essa capacitação é importante, para que se caso um morador tiver alguma dúvida sobre o coronavírus estarão aptos a proceder com orientações”, explicou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

De acordo com o coordenador do programa da Dengue em Santarém, Edvan da Silva Lopes “Na capacitação dos Agentes de Endemias sobre o coronavírus, foram esclarecidos dúvidas e respondido alguns questionamentos, já que os ACEs estão dia a dia nas casas em contato com o morador, de maneira que orientamos os mesmos para que tenham uma nova maneira de  abordar  o morador, como tomando a distância de segurança ao falar, perguntando se o mesmo ou alguma pessoa da casa esteve fora do município ou do estado, se há alguém com gripe ou resfriado e sob qualquer suspeita orientar para que procure a unidade de saúde mas próxima”, destacou.

A Semsa iniciou a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as Unidades Básicas de Saúde, e já fez novos pedidos para o abastecimentos e proteção aos profissionais da Saúde. Por  conta da grande procura os equipamentos estão em falta no mercado. A Secretaria está buscando outras alternativas para suprir a escassez, principalmente das máscaras.

Para melhor identificação dos profissionais de Saúde, principalmente os que fazem visita domiciliar a Prefeitura está entregando crachás de identificação funcional desde o dia 05 de fevereiro, e para os Agente de Endemias a previsão de chegada dos crachás é para a próxima semana.

A principal orientação dos órgãos de Saúde é que a população não saia de casa e permaneça em isolamento social para a garantia do bloqueio de transmissão do Covid-19 (do Inglês Coronavírus Disease 2019), doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).