3. Covid-19
Abrigo municipal recebe orientações sobre a Covid-19 Autor: Desconhecido

Abrigo municipal recebe orientações sobre a Covid-19

Agencia Santarém

Professor da Ufopa repassa orientações sobre a Covid-19 ao público do Abrigo Municipal. Foto-Ascom SemtrasA manhã desta terça-feira (14) dos 21 abrigados da Casa de Acolhimento Reviver – CAR (abrigo municipal) foi de aprendizado sobre a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. O espaço recebeu a visita da acadêmica Gabrielle Larissa Serra Bezerra e do professor do curso de Farmácia da Ufopa, Martinho de Souza Leite, que desenvolve um projeto de saúde no local denominado Promoção da saúde no abrigo: seguimento farmacoterapêutico em crianças e adolescentes institucionalizados.

Ambos se propuseram  em levar orientações sobre o que é o vírus causador da Covid-19, explicar formas de contágios, sinais que podem ser apresentados ao acontecer a transmissão, informar sobre estatísticas e pessoas que podem adoecer, além da forma adequada de higienização.

Em forma de roda de conversa ouve inicialmente troca de experiências sobre o que os institucionalizados já sabiam sobre a temática. “Eles estão bem informados sobre a situação do coronavírus e nós trocamos nossas experiências com todas  as informações repassadas pelo Ministério da Saúde e revistas científicas", ressaltou o professor.

Martinho Leite observou que as crianças não estão no grupo de risco, mas existem no mesmo ambiente a presença da equipe, dos cuidadores e eles têm suas famílias. Daí a necessidade de orientar a todos.

“Sabemos que essa doença é um agente infeccioso que irá nos acompanhar algum tempo ainda, até que nós encontremos um tratamento definitivo, porque nós todos estamos envolvidos com a saúde da sociedade e principalmente com a saúde das crianças aqui em situação de abrigamento”.

Segundo a coordenadora da CAR, Ironeide Pereira Sales, diariamente, todos acompanham as informações sobre o vírus. No entanto é sempre salutar o compartilhamento de informações de profissionais com mais expertise a respeito do tema.

"Precisávamos oportunizar isso pra nossa equipe composta por 34 pessoas e aos nossos 21 acolhidos, trazendo para eles mais segurança em saber lidar com tudo isso e assim deixá-los mais tranquilos em deixar suas famílias e vir cuidar desse público institucionalizado que muito precisam de todos nós e dos nossos serviços".

Ironeide observou que hoje apenas 11 colaboradores acompanharam a roda de conversa, mas que haverão outras oportunidades para assim alcançar os demais servidores do acolhimento. Ela agradeceu a Deus pela oportunidade e a importante parceria com a Ufopa por meio do professor Martinho de Souza Leite.