3. Çairé 2023
  4. Prefeitura e Ministério do Turismo realizam o MTur Itinerante
Prefeitura e Ministério do Turismo realizam o MTur Itinerante Autor: Diego Campos / MTur

Prefeitura e Ministério do Turismo realizam o MTur Itinerante

Fernanda Rabelo
O evento aconteceu na tarde de sexta-feira (15), no Hotel Mirante da Ilha.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou na tarde desta sexta-feira (15), no auditório do Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão, mais uma edição do MTur Itinerante. Evento esse que  vem acontecendo desde julho e leva a estados e municípios ações e projetos disponíveis para a melhoria do turismo local. O MTur Itinerante é em parceria com o Fungetur que é o Fundo Geral de Turismo, fundo esse com recursos do Ministério do Turismo que permite obter crédito de até R$ 15 milhões, com juros de até 8,53% ao ano e até 5 anos de carência.

O coordenador de Mapeamento de Investimento e Pesquisa de Mercado do Ministério do Turismo, Paulo Benite, explicou que o Fungetur no Pará está sendo um benefício muito grande, devido às baixas porcentagens de juros para ajudar a todos os empreendedores do turismo.

"A experiência de estar expondo sobre o fundo em Santarém é muito boa, onde vemos o crescimento do turismo local e poder trabalhar com uma paisagem dessa é ímpar. É um prazer inigualável estar aqui durante essa festa”, disse.

A coordenadora de Fiscalização dos prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo explicou sobre a importância do Cadastur para os prestadores de serviços turísticos de pessoa físicas e jurídicas que trabalham no setor. Segundo ela, isso é uma forma de o Ministério do Turismo conhecer os empreendedores, afim de trabalhar políticas públicas específicas voltadas ao setor para que se possa auxiliá-los e mostrar os benefícios dos programas que o MTur proporciona.

"A experiência de estar explicando sobre esses serviços do MTur em Santarém é que achamos a cidade bem desenvolvida e foi uma grande surpresa, pois não conhecemos todo o país  e estamos podendo conhecer um pouquinho mais das belezas naturais aqui do município".

O ministro Celso Sabino contou que é um privilégio estar em Santarém e que cumprirá agenda no município de Belterra para visitar programas que tem chancelas turísticas voltada ao turismo de base comunitária, a destinos inteligentes onde estão sendo construído produtos, em parceria com o Governo do Estado do Pará e com o Ministério do Turismo.

Ministro Celso Sabino em Alter do Chão.

Na tarde de ontem foi apresentado o Fungetur para o trade local, que consiste em uma linha de crédito que serve para construir ou reformar, para capital de giro, aquisição de insumos ofertado com taxas de juros muito reduzidas.

"Estamos aqui cumprindo uma agenda extensa em comunidades e, também, para prestigiar o belíssimo espetáculo da festa dos botos, festival esse rico em cultura que atrai turistas do mundo inteiro nesses 5 dias para Alter do Chão", destacou o ministro.

O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, falou sobre   parceria entre Prefeitura de Santarém e o Ministério de Turismo, visto que o ministro é paraense e conhecedor da região e onde já há vários projetos prontos para serem executados dentro do ministério.

"Hoje estamos com essa pauta do Fungetur, que é um fundo super importante para todos os municípios e estados e aqui em Santarém nós gostaríamos de poder ofertar esse fundo e financiamento para o trade turístico e operadores do turismo local. Santarém tem uma variedade de pessoas aptas para esse tipo de empréstimo, nosso objetivo principal foi receber o ministro do Turismo, Celso Sabino, para conhecer o Çairé e todo o nosso potencial turístico e para conhecer os nossos empreendedores e tudo aquilo que precisamos desenvolver, o Centro de Convenções já é uma realidade e com todo esse potencial que Santarém tem nós precisamos do Governo do Estado e do Ministério do Turismo trabalhando em parceria", disse o secretário.

O prefeito Nélio Aguiar acredita que a visita do ministro Celso Sabino é o pontapé inicial para uma nova fase de desenvolvimento sustentável aos operadores que trabalham diretamente com o turismo.

"Eu digo sempre que Santarém é abençoada por ter belezas naturais inigualáveis e hoje, o que a Prefeitura trabalha fortemente, buscando sempre a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal, é o apoio à profissionalização dos operadores e, também, oferecer opções de investimento para que toda a cadeia turística possa se desenvolver e gerar renda, empregos e bem-estar para quem nos visita".