3. Çairé 2023
  4. Çairé 2023: blitz encerra campanha de enfrentamento ao trabalho infantil em Alter do Chão
Çairé 2023: blitz encerra campanha de enfrentamento ao trabalho infantil em Alter do Chão Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A campanha de 2023 alcançou o objetivo.

A blitz realizada nesse sábado, 16, na comunidade Caranazal, Rodovia Everaldo Martins (PA 457), estrada que dá acesso à Vila balneária de Alter do Chão, local em que acontece o Çairé 2023, conseguiu alcançar grande quantidade de condutores de veículos. Centenas de veículos foram abordados por um número expressivo de colaboradores da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). Este foi o terceiro e último evento da ação deste Çairé.

A ação de sensibilização e prevenção ao trabalho infantil deste Çairé 2023 trabalhou o tema: Brincar é o direito da Infância: Estudar e Viver com um futuro de esperança! e contou com parceria com Ministério Publico do Trabalho (MPT).

De acordo com o coordenador Edinelson Sousa, a campanha deste ano ocorreu em três dias de festividades do evento, sendo escolhidos os dias de maiores fluxo de pessoas.

Na sexta-feira, 15, a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) esteve fazendo a fixação de cartazes pela vila, nos estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes e barracas de praia. O material fixado destaca a campanha e também os canais de denúncia o disque 100 e também os contatos telefônicos dos 3 Conselhos Tutelares.

A abertura aconteceu na quinta-feira, 14, com uma belíssima apresentação de danças de carimbó, realizadas por crianças e adolescentes acompanhadas pelo projeto Transformar Vidas, desenvolvido neste enfrentamento no bairro Uruará, região do Porto dos Milagres, em um anexo da escola Irmã Leodgard. 25 participantes, que estavam acompanhados de familiares ou responsáveis, se  apresentaram  sob o comando do professor Marcelo Pimentel. A apresentação, que aconteceu na Praça 7 de Setembro, atraiu muitos olhares e aplausos pelo excelente desempenho dos participantes.

“Muito lindo mesmo, que legal este projeto de Santarém, parabéns, que bacana. Achei muito lindo eles dançando", disse Amanda Soares, que assistiu a apresentação.

O coordenador da Aepeti Edinelson Sousa avaliou como positiva mais esta ação de enfrentamento.

"Atingimos o objetivo, conseguimos levar para um grande número de pessoas a nossa mensagem sobre a importância deste enfrentamento ao trabalho Infantil em nossa cidade", avaliou o coordenador.

Igor Costa, procurador do Trabalho, titular do 1º Ofcício do Ministério Público do Trabalho, esteve presente na realização da blitz. Ele observou a importância da ação no período do Çairé.

"É muito importante esse tipo de movimento porque o Çairé tem uma importância cultural para a população, e a gente precisa aproveitar este tipo de evento para divulgar para a sociedade, as pautas sociais tanto da Prefeitura, como do MPT, da Justiça do Trabalho e todos os órgãos públicos que devem se abraçar em prol dessa tutela de direitos humanos. É indispensável que a gente repita este movimento e a gente deve continuar, implementar e fazer disso a nossa rotina, porque o poder público ele está aqui para servir a população e nada melhor do que servir a população iniciando por quem mais precisa que é o nosso futuro, que são as crianças", observou o procurador.

"Foram três grandes e importantes ações desenvolvidas mais uma vez pela Prefeitura de Santarém na Vila balneária de Alter do Chão, com apoio do CRAS Alter do Chão, servidores da Assistência Social, Conselho Tutelar, equipe Aepeti, em parceria com o MPT, Secretarias Municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Educação (Semed), que não mediram esforços em levar a nossa campanha para um número grande pessos. Só assim, nesta união de esforços, a gente vai conseguir contabilizar resultados positivos neste enfrentamento ao trabalho infantil", analisou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.