3. Çairé 2023
  4. Çairé 2023: ações educativas são desenvolvidas pela Semma em Alter do Chão
Çairé 2023: ações educativas são desenvolvidas pela Semma em Alter do Chão Autor: Desconhecido

Çairé 2023: ações educativas são desenvolvidas pela Semma em Alter do Chão

Neysle Magalhães
As ações devem ser estendidas até o dia 18 de setembro com a realização de blitz educativas.

Buscando promover a conscientização ambiental, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), realizou na manhã desta quinta-feira (14), a fixação de cartazes na Vila Balnearia de Alter do Chão.

Com a realização do Çairé – maior manifestação cultural do Oeste do Pará – a vila fica lotada de visitantes e turistas, aumentando consideravelmente a quantidade de resíduos descartados. Para que esse descarte seja feito da forma correta, orientações, banners, folders e cartazes foram repassados à população.

No material, fixado em bares, restaurantes e em diversos espaços públicos, a campanha Lixo tem lugar certo orienta sobre como manter o ambiente limpo, acondicionando o lixo em sacos bem fechados, prevenindo maus odores e alagamentos, além disso, a campanha orienta, também, sobre o descarte em dias e horários corretos, evitando que animais mexam e espalhem os resíduos nas vias.

Mariano, que tem um restaurante na Praia do Cajueiro, destacou a iniciativa e reforçou a importância desse cuidado.

"É importante que todos façam sua parta, né? Recolham sacolas, copos plásticos e outros materiais que dão até má impressão pro local, de sujeira. As pessoas que realmente frequentam as praias em outros locais, elas têm esse hábito de recolher seu lixo e é isso que a gente quer que as pessoas façam por aqui também pra ajudar a manter a imagem de Alter do Chão bonita e limpa”, disse Mariano.

"A gente recebe muitos turistas, pessoas que vêm conhecer nossa região, e é essa a nossa preocupação em manter nosso espaço limpo, agradável e ambientalmente saudável. Por isso, nós vamos continuar intensificando essas ações, que já são realizadas durante todo o ano", explica Divaldo Lira, chefe do setor de Educação Ambiental da Semma.