3. Çairé 2023
  4. Blitz educativa marca início da Operação Verão no Çairé 2023
Blitz educativa marca início da Operação Verão no Çairé 2023 Autor: Tadeu Pinho - Ascom SMT

Blitz educativa marca início da Operação Verão no Çairé 2023

Tadeu Pinho
Órgãos de trânsito municipal e estadual fazem a segurança na Rodovia Everaldo Martins.

Nessa quinta-feira (14), aconteceu a abertura do Çairé 2023 e logo nas primeiras horas da manhã, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), em parceria com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou os trabalhos da Operação Verão, com a barreira de segurança, montada no Km 24 da PA 457, com orientações sobre os cuidados para evitar sinistros e fiscalização para coibir possíveis infrações no trânsito.

O titular da SMT, Alberto Portela, afirmou que o trabalho de educação no trânsito é umas das formas para a mudança de consciência do condutor.

"Sabemos que antes de qualquer tipo de qualquer autuação, o mais importante é levar informações para o condutor e sua família, de se construir um trânsito seguro e isso está no alerta das consequências que são geradas, através de atitudes que levam aos sinistros de trânsito. Com esse trabalho na barreira, queremos que o Çairé continue com índice zero de sinistros e nossos profissionais da SMT e do Detran estarão no local para garantir esse objetivo”, destacou.

“Nesta quinta-feira, iniciamos os trabalhos de educação no trânsito na barreira de segurança do Çairé, tivemos um número considerável de condutores abordados, sendo 415 carros e 42 motos, que receberam kits com informações sobre os riscos de falar ao celular enquanto dirige, a ingestão de bebida alcóolica e pegar a estrada, falta de uso dos equipamentos necessários para a segurança da família, como o cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças, foi muito positivo o nosso trabalho neste primeiro dia de trabalhos na barreira”, informou o chefe do setor de Educação no Trânsito da SMT, João Betcel.

Após os trabalhos da equipe de Educação no Trânsito da SMT, os agentes do setor de Fiscalização de Trânsito do Detran/PA e da SMT iniciaram os trabalhos de abordagem dos veículos.

O chefe da Fiscalização da Ciretran/Santarém, Marlon Azevedo, explicou sobre as ações de fiscalização.

"A gente inicia hoje a Operação Verão no Çairé, com essa barreira fixa no Km 24, da Rodovia Everaldo Martins, onde estaremos atuando, principalmente, para coibir situações e embriaguez ao volante. Faremos os testes de etilômetro, mas com um trabalho voltado para questões de segurança, documentação do veículo, habilitação, cadeirinha, lotação de passageiros, focando na segurança do condutor e dos passageiros".

Durante a Operação do Çairé, a SMT contará com 25 servidores para a abordagem da educação no trânsito e fiscalização, 10 agentes de fiscalização na Vila Balneária, com a apoio de duas viaturas e quatro motos. O Detran, por meio da Ciretran, terá o apoio de 24 agentes, sendo 14 de Santarém e 10 de Itaituba, que trabalharão em forma de escala, com apoio de quatro viaturas e motocicletas de Santarém e mais três viaturas de Itaituba.