A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste sábado, 29, o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Uma grande ação de reforço da vacinação contra a Influenza. A mobilização segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que orienta estados e municípios a intensificarem a imunização dos grupos prioritários para reduzir casos graves, internações e óbitos pela doença. O ponto focal do Dia D será na UBS do bairro Diamantino, a partir das 08h.
O Ministério da Saúde reforça que a vacinação anual é fundamental porque o vírus Influenza passa por mutações constantes, exigindo atualização da dose para garantir proteção eficaz. A campanha também busca conter o aumento da circulação viral típico dos meses mais úmidos na Região Norte.
Para ampliar o acesso da população, a Semsa disponibilizará pontos de vacinação nas regiões do Planalto, Rios, área urbana, além do ponto de apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Pontos de Vacinação – 29 de novembro
Planalto – 8h às 13h
UBS Jacamim
UBS Alter do Chão
Rios – 8h às 13h
UBS Curuai
UBS Vila Socorro
UBS Parauá
UBS Vila Goreth
UBS Arapixuna
Área urbana– 8h às 16h
UBS Salvação
UBS Diamantino
UBS Fátima
UBS Jaderlândia
UBS Nova República
UBS Santarenzinho
UBS Conquista
Juá (Ponto 1: Quadra 08 - Pastoral do Menor ao lado da Igreja São Jorge; Ponto 2: Barracão da Associação da Ambisal - Quadra 31, lado B, ao lado Igreja Bom Pastor)
UBS Santíssimo
UBS Jutaí
Ponto da Sespa – 8h às 16h
Praça Barão de Santarém - (em frente ao 9º Centro Regional de Saúde – 9º CRS)
Grupos Prioritários
Conforme o Ministério da Saúde, devem receber o reforço da vacina:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes
Idosos com 60+
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Povos indígenas
Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores (ensino básico e superior)
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Trabalhadores portuários
Trabalhadores dos Correios
População privada de liberdade e servidores do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (hipertensão, diabetes, imunossupressão, HIV, tratamento de câncer).
A ação busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população antes do período de maior circulação da Influenza, reduzindo complicações respiratórias, internações e transmissão da doença. A Semsa orienta que a população procure a unidade mais próxima levando documento pessoal e, se possível, o cartão de vacinação.