O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Santarém inicia na terça, 1º de abril, a programação da Semana da Inclusão, que faz parte do movimento Abril Azul, com objetivo de promover conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A programação vai abordar o tema "Com amor, não haverá diferenças. Acredite no seu artista".
Serão realizadas rodas de conversa, momentos de lazer, caminhada, exposição de artes e a emissão de carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, entre outras atividades.
Para o primeiro dia, está programado a participação das crianças que estiverem em atendimento e seus responsáveis. Está confirmada uma apresentação cultural com “Vovó Ivonice”.
O Abril Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão, respeito e informação. Criado pela ONU em 2007, o movimento tem como marco o 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A cor azul foi escolhida por sua associação histórica ao universo masculino, já que há maior incidência de TEA em meninos, mas a campanha reforça que o autismo afeta milhões de pessoas, independentemente de gênero.
Sugestão de entrevistados (as)
Everaldo de Souza Martins Filho – secretário municipal de Saúde
Irlaine Filgueira – secretária municipal adjunta de Saúde
Marlon Marinho – coordenador dao CAPSi