A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Sanitária (V.S.), segue realizando fiscalizações em estabelecimentos que comercializam alimentos. As inspeções fazem parte de um conjunto de ações com o objetivo principal de garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde pública. Durante a semana, o trabalho foi desenvolvido no bairro Salvação, com foco em padarias, açougues e mercantis.
De acordo com o coordenador da V.S., Izenildo Pedroso, foram vistoriados 10 locais: 4 padarias, 4 mercantis e 2 açougues. Nesses locais, os servidores constataram situações que vão desde paredes sujas até equipamentos utilizados no preparo de produtos sem condições de higiene. Pedroso informou que todos os estabelecimentos foram notificados.
"As notificações incluem orientações para melhorias nas condições de higiene, a necessidade de capacitação dos manipuladores de alimentos e a regularização de documentos essenciais para o funcionamento dos estabelecimentos. Também houve apreensão de produtos com data de validade vencida e impróprios para o consumo”, explicou Izenildo.
Durante as inspeções, além da falta de higiene, foram observadas falhas na qualificação dos responsáveis pelo manuseio de alimentos.
A fiscalização da Vigilância Sanitária é fundamental para proteger a saúde da população, garantindo que os produtos alimentícios comercializados estejam livres de contaminações e em condições adequadas para consumo. Nesse sentido, as autoridades sanitárias estão exigindo que os estabelecimentos promovam cursos sobre boas práticas de manipulação de alimentos e adequem seus espaços às normas sanitárias vigentes.
Izenildo Pedroso ressaltou que as inspeções serão realizadas periodicamente e orientou os consumidores a ficarem atentos às condições higiênicas dos estabelecimentos onde compram alimentos.
"Estamos fazendo um trabalho cauteloso de orientação, educativo para que os comerciantes se regularizem para atuar de forma a não serem surpreendidos quando a fiscalização da Vigilância chegar lá. Nossa intenção não é atrapalhar o trabalho de ninguém, mas precisamos garantir o que está sendo vendido não seja um risco para saúde pública,” finalizou Pedroso.
O coordenador da V.S. também incentivou a população do bairro a denunciar irregularidades nos estabelecimentos, contribuindo para o trabalho da Vigilância Sanitária. A regularização desses locais é uma prioridade para garantir que os alimentos oferecidos à comunidade não representem riscos à saúde dos consumidores.
Para denúncias, basta entrar em contato com o Núcleo de Vigilância em Saúde (NTVS) pelo número (93) 99123-4906.