1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Vigilância em Saúde Ambiental garante a qualidade da água para consumo humano em Santarém e mais 14 municípios do Baixo Amazonas
 Vigilância em Saúde Ambiental garante a qualidade da água para consumo humano em Santarém e mais 14 municípios do Baixo Amazonas Autor: Ascom/ Semsa

Vigilância em Saúde Ambiental garante a qualidade da água para consumo humano em Santarém e mais 14 municípios do Baixo Amazonas

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
A água pode atuar como veículo transmissor de doenças como diarreia, hepatite A, cólera, giardíase e amebíase, entre outras. Por isso, é fundamental monitorar sua potabilidade para preveni-las.

No Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, a Prefeitura de Santarém, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça a importância do monitoramento da água consumida pela população. Esse trabalho essencial previne diversas doenças causadas por água contaminada, como diarreia, hepatite A, cólera, giardíase e amebíase, entre outras.

Além das coletas realizadas em Santarém, o Laboratório de Água da Visamb, com o apoio do 9º Centro Regional de Saúde/SESPA, também atende 14 municípios que não possuem laboratórios próprios, incluindo Juruti, Almeirim, Novo Progresso, Rurópolis, Mojuí dos Campos, Belterra, Faro, Aveiro, Prainha, Curuá, Alenquer, Itaituba, Placas e Monte Alegre.

O monitoramento segue os padrões estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e faz parte do Programa Vigiagua, do Ministério da Saúde. Somente entre janeiro e março deste ano, 125 amostras foram analisadas em Santarém para garantir a segurança da água distribuída à população.

Como ocorre o monitoramento da qualidade da água?
A coleta e análise da água são realizadas de forma periódica em diversos locais, como unidades de saúde (UBSs e hospitais), escolas, hotéis, residências, restaurantes e concessionárias de abastecimento de água. Além disso, a Visamb atende solicitações da população, especialmente de quem utiliza poços artesianos e deseja verificar a qualidade da água consumida.

Empresas que trabalham diretamente com água, como fábricas de gelo e distribuidores, também precisam apresentar exames de qualidade. A Visamb realiza essas análises gratuitamente, garantindo que essas empresas cumpram os requisitos sanitários necessários para obter suas licenças.

Gilvane Dourado, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, destaca a importância do monitoramento.

“É essencial analisar todas as fontes de água antes do consumo. Neste Dia Mundial da Água, reforçamos a importância do nosso laboratório, que trabalha diariamente para garantir que a população tenha acesso a uma água segura e livre de contaminação.”

A Visamb está localizada no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), na Avenida Moaçara, 735, bairro Floresta, e atua em parceria com a Vigilância Sanitária para assegurar a qualidade da água fornecida à população.

Caso sejam detectadas irregularidades na potabilidade da água, medidas são adotadas imediatamente, como:

• Acionamento dos órgãos reguladores responsáveis pelos serviços de saneamento básico;

• Orientação técnica à população sobre a descontaminação de poços e reservatórios de água;

• Distribuição gratuita de hipoclorito de sódio, utilizado para desinfecção da água.

Como a água é analisada no laboratório?Durante os exames laboratoriais, a Visamb avalia diversos parâmetros da água, entre eles:

• Bacteriológicos: presença de coliformes e da bactéria Escherichia coli, indicadoras de contaminação fecal;

• Organolépticos: análise da turbidez da água;

• Físico-químicos: avaliação de características sensoriais como cor, gosto e odor.

O técnico Edcleudon Sena, responsável pelas análises das amostras, explica como funciona o processo.

“Nossa equipe coleta a água utilizando sacos plásticos ou frascos estéreis, garantindo que não haja contaminação durante o transporte. Em seguida, levamos as amostras para o laboratório, onde adicionamos um reagente específico que identifica possíveis contaminações. Depois de 24 horas de repouso, a amostra é colocada em uma estufa sob temperatura controlada por mais 24 horas. Se, ao final desse período, a amostra apresentar coloração branca, isso indica que a água está imprópria para consumo.”

Sobre a análise da água dos municípios vizinhos, ele complementa:

“Nos municípios atendidos pelo laboratório, as amostras são coletadas pelas equipes locais e enviadas para nós. Aqui realizamos as análises e informamos os resultados, garantindo que a água consumida em toda a região esteja dentro dos padrões de qualidade e segurança.”

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressalta a importância desse serviço para a população.

“Com essas ações, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante que a população tenha acesso a uma água de qualidade, essencial para a saúde e para a qualidade de vida. Muitas pessoas desconhecem esse trabalho fundamental, que beneficia não só Santarém, mas também outros 14 municípios. Esse compromisso nos enche de orgulho”

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.