1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Pacientes do programa 'Melhor em Casa' vão receber fraldas geriátricas doadas à Semsa
Pacientes do programa 'Melhor em Casa' vão receber fraldas geriátricas doadas à Semsa Autor: Arquivo PMS

Pacientes do programa 'Melhor em Casa' vão receber fraldas geriátricas doadas à Semsa

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Mais de 70 pacotes de fraldas foram arrecadadas em evento no dia internacional da mulher.

A coordenação do Programa Melhor em Casa (PMeC), gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já iniciou o planejamento para a entrega de fraldas descartáveis geriátricas a pacientes atendidos em Santarém. De acordo com a enfermeira Leidiane Gonçalves, o material será direcionado a pessoas em estado crítico e/ou grave de saúde, acamadas e que fazem uso regular de fraldas, mas cujas famílias não têm condições de arcar com esse custo.

Leidiane Gonçalves ressaltou a importância da iniciativa, destacando que a entrega das fraldas representa um alívio significativo para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

"Doações como essa são raras, pois o programa oferece esse tipo de insumo conforme as diretrizes das Portarias GM/MS nº 3.005/2024 e nº 825/2016 do Ministério da Saúde. Contudo, é uma ajuda importante, especialmente para quem enfrenta dificuldades financeiras", explicou.

Ainda de acordo com a enfermeira, o programa do Ministério da Saúde tem a lista de itens que devem ser adquiridos por meio de licitação. Além dos atendimentos prestados pelas equipes multiprofissionais, os pacientes recebem os insumos e as medicações necessárias para tratamento, dependendo da necessidade de cada um.

A doação das fraldas é resultado da arrecadação feita durante o evento Elas in Concert promovido no dia 08 de março, na Casa da Cultura, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, pela vereadora Bárbara Matos (PP). Ao todo, foram arrecadados mais de 70 pacotes de fraldas nos tamanhos P, M e G. O material foi entregue, na terça, 18, pela vereadora durante visita à Semsa. 

"Eu acredito que com pequenas ações e iniciativas, como essa, a gente pode levar a quem precisa algum tipo de conforto. Essas fraldas são a contribuição de quem prestigiou o nosso evento e tenho certeza que será importante pra quem receber”, disse a vereadora. 

A entrega das fraldas geriátricas aos pacientes está prevista para ocorrer a partir da próxima semana. O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, agradeceu pela iniciativa da parlamentar.

"Estamos gratos a vereadora Bárbara Matos pela iniciativa e parabenizamos pelo evento promovido em homenagem às mulheres e fez a arrecadação. Acreditamos que os pacientes que serão beneficiados ficarão também agradecidos pela ajuda que vão receber em casa”, expressou o secretário.

O Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, implantado em Santarém no ano de 2018, oferece atendimento domiciliar especializado a pacientes de média e alta complexidade. O principal objetivo reduzir a demanda hospitalar, encurtar o tempo de internação e minimizar o risco de infecções. Além disso, promove a humanização do atendimento ao priorizar o cuidado no ambiente familiar, aumentando a autonomia dos pacientes. Esse modelo facilita a desospitalização e contribui para uma gestão mais eficiente dos leitos, garantindo um uso mais racional dos recursos da saúde.

No município, o programa é habilitado para atender em média 150 pacientes. Para a inclusão de pacientes, é necessário seguir alguns critérios. Com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, além de assistente social, auxiliares administrativos e motoristas, a iniciativa atende principalmente pacientes com condições crônicas, em reabilitação ou em cuidados paliativos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.