A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está adotando uma abordagem estratégica para garantir a imunização contra a febre amarela em todo município. Desde segunda-feira, 24, equipes formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm se mobilizado para monitorar a cobertura vacinal e intensificar a aplicação da vacina na área urbana e nas regiões de rios e planalto.
O plano de vacinação já inclui a vacinação aberta todos os dias, de segunda a sexta, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 8h e 16h, para garantir a imunização. Mas a grande inovação da estratégia é o trabalho de monitoramento porta a porta, em que equipes visitam as residências, conversam com os moradores, verificam as carteiras de vacinação e explicam a importância da vacina contra a febre amarela.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Ivana Pimentel, disse que essa estratégia de monitoramento porta a porta tem se mostrado essencial para alcançar aqueles que, por algum motivo, ainda não haviam procurado a vacina. Ela também explicou que a ação será estendida até sexta-feira, 4 de abril, garantindo mais tempo para que a população seja atendida.
"Nossa missão é alcançar o maior número possível de pessoas, e para isso, estamos contando com a adesão de todos. A vacina contra a febre amarela é fundamental para garantir a imunização e proteger a população contra o vírus", afirmou Ivana.
A enfermeira ainda ressaltou que a imunização é especialmente importante para crianças acima de 9 meses e até 4 anos de idade, além de pessoas a partir de 5 anos até 59 anos que não tenham tomado a vacina anteriormente ou não tenham comprovação registrada.
"Esses grupos são prioritários, e nossa missão é garantir que nenhum deles fique sem a vacina", completou.
Além de esclarecer dúvidas, as equipes estão orientando sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação. A enfermeira Maria Lira, coordenadora da UBS do Salvação, destacou os resultados positivos já observados nos primeiros dias da ação. " Somente na terça, 26, nossas equipes vacinaram 45 pessoas. Analisando esse quantitativo, a gente acredita que se nossos agentes não tivessem ido atrás dessas pessoas, seria um número perdido de vacinas aplicadas", disse.
Segundo a secretária municipal de saúde adjunta, Irlaine Figueira, esse esforço é um reflexo da preocupação da Semsa com a saúde pública e com a garantia de que todos os cidadãos tenham acesso à imunização e ao conhecimento necessário para prevenir a doença.
“A população está sendo orientada a procurar a UBS mais próxima para se vacinar e continuar colaborando com a campanha. A Semsa segue investindo em ações que promovem a saúde e a segurança da população, com destaque para essa importante ação de combate à febre amarela”, afirmou a secretária.