Neste sábado (27), a partir das 17h, a Orla de Santarém, próximo ao Terminal Fluvial Turístico (TFT), receberá a segunda edição do Torneio de Pesca Amadora, na modalidade “Pesque e Leve”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), do Núcleo da Pesca e da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar e Piscicultura (Ciprop). O evento integra a programação comemorativa pelos 365 anos de Santarém.
Mais do que uma disputa, o torneio tem como objetivo promover lazer, integração social e divulgar o potencial turístico da região, aliando entretenimento à conscientização sobre a preservação ambiental e a prática da pesca sustentável.
O evento esportivo contará com a participação de 120 competidores. Para participar, cada participante contribuiu com 2 kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, como forma de incentivar a solidariedade e contribuir com ações sociais no município.
Os participantes serão premiados em duas categorias: “Maior Quantidade de Peixes Capturados” e “Maior Pescado”. Os vencedores receberão troféus, medalhas e kits de pesca.
Será permitida a pesca das seguintes espécies:
- Apapá (amarelo/branco) – 35 cm
- Pacu – 15 cm
- Aracu – 15 cm
- Sardinha-da-Amazônia – liberado
- Charuto – liberado
Sugestão de entrevistados:
José Maria Tapajós – Prefeito de Santarém
Bruno Costa – Secretário Municipal de Agricultura e Pesca
Pescadores