3. Turismo
  4. Semtur faz vistoria em obras de manutenção do CAT em Alter do Chão
Semtur faz vistoria em obras de manutenção do CAT em Alter do Chão Autor: Divulgação Semtur

Semtur faz vistoria em obras de manutenção do CAT em Alter do Chão

Fernanda Rabelo
A obra deve ser entregue no mês de julho, até lá o CAT permanece fechado para visitação.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), juntamente com a empresa Rio Tapajós Operações Portuárias, concessionária que cuida do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), realizou uma vistoria nas obras do local na última terça-feira, 15. As obras têm como objetivo melhorar a acessibilidade de turistas e visitantes, por meio de adequações na passarela de madeira, implantação de sinalização bilíngue e a modernização da parte elétrica. As obras iniciaram no começo de maio e deverão ser entregues até o mês de julho, por isso, o CAT segue fechado.

Atendendo a uma solicitação da Semtur, a passarela e o deck terão acessibilidade para portadores de deficiência e até mesmo idosos que visitam o local. O diretor da empresa, Alexandre de Carli, explica que a obra a segunda fase da revitalização do CT começou no início de maio, após a conclusão da primeira, que aconteceu em junho de 2023, responsável por deixar o local mais operacional para receber turistas da temporada de cruzeiros 2023/2024.

"A segunda fase é a implantação da acessibilidade que vai do começo da passarela até a praia, incluindo o deck. A empresa, também, pretende fazer um investimento em internet no CAT e na orla para disponibilizar acesso aos turistas que visitam o distrito, vamos revitalizar, também, os banheiros e ceder uma sala para os lancheiros nas suas três associações para operarem durante a baixa dos rios. Temos nossa previsão de entrega pra julho se não houver entraves, mas com toda a certeza até outubro estaremos em pleno funcionamento para atender a temporada 2024/2025 de cruzeiros".

Sandra Thalyta, representante voltada ao terceiro setor do Instituto Amazônia Equatorial, informa que no momento, o instituto tenta dar nova roupagem para o artesanato local, segmento importantíssimo para bom funcionamento da temporada 2024/2025 de cruzeiros.

"Dentro dessa estrutura do CAT estamos tentando implementar melhorias na apresentação do artesanato, das roupas e da gastronomia que eles vendem, como nossos doces típicos de frutas e castanhas para vender aos turistas de uma forma mais harmônica e padronizada".

Eliziário Bastos, titular da pasta municipal de Turismo, contou que esse foi um pedido primordial visando o bem-estar dos turistas e visitantes.

"Hoje, o mundo trabalha com a acessibilidade e em um dos nossos cartões postais não poderia deixar de tê-la, são muitos turistas idosos e até mesmo alguns com necessidades especiais, por isso fizemos questão de atendê-los".