3. Turismo
  4. Semtur e Vigilância Sanitária realizam curso de manipulação de alimentos voltado ao trade turístico
Semtur e Vigilância Sanitária realizam curso de manipulação de alimentos voltado ao trade turístico  Autor: Divulgação Semtur

Fernanda Rabelo
O curso serve para aperfeiçoar as técnicas higiênico-sanitárias dos profissionais que trabalham com alimentos.

O curso foi uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), com a Vigilância Sanitária e aconteceu ontem, quinta-feira, 4, no auditório do Sebrae. Ao todo, 42 pessoas foram qualificadas. O curso tem como objetivo principal auxiliar os manipuladores de alimentos a adquirirem conhecimentos e habilidades que garantam a segurança alimentar, reduzindo, assim, o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos contaminados, visando a COP 30 além de aperfeiçoar as técnicas higiênico-sanitárias dos profissionais que trabalham com alimentos, haja vista que Santarém será uma subsede.

A representante da Casa Saimiri, Amanda Galvão, fala sobre a importância de receber bem seus hóspedes, com alimentos de qualidade e frescos, onde os turistas chegam procurando produtos tipicamente santarenos.

"O curso é muito bom para nos auxiliar nos tratos com os alimentos servidos, visando sempre o bem-estar dos hóspedes Muitas pessoas chegam, o que mais elas procuram? O que é regional? O que é regional, principalmente, eles sempre querem os sucos regionais, eles não querem os sucos de laranja, eles não querem os sucos de caixinha, eles vão querer os sucos daqui mesmo da região, os mais diferentes, é o que eles mais gostam, as frutas eles perguntam bastante, apesar das frutas serem bem parecidas com o resto da região, e a tapioca, claro".

Mara Ortência Corrêa, médica Veterinária da Vigilância Sanitária, diz que pessoas que trabalham com manipulação de alimentos devem ter ciência sobre a Portaria RBC 616, que trata sobre  micro, biologia, invenções básicas, contaminação e cuidados de boas práticas, ou seja, cuidados que evitam que o alimento esteja em risco e não ofereça em risco ao possuidor.

"Nossa região é bastante quente, por exemplo. Tem que ter um cuidado maior. Exatamente, são alimentos que estão mais em risco, então nos alimentamos, ensinamos alguns cuidados básicos, cuidados como descongelar, dessalgar também os alimentos, de higienização também, como fazer o processo de higienização, são cuidados básicos de manipulação. E que garantem a qualidade do produto e do que é recebido".

Denise Albuquerque, chefe de Seção de Qualificação e Logística da Semtur, relata que é necessário a qualificação dessas pessoas para atenderem aos turistas que vistam Santarém.

"“Eles geralmente procuram os pratos regionais da nossa região, querem conhecer nossa gastronomia paraense e eles têm que estarem qualificados para saberem que produto estão ofertando aos turistas".

O secretário de Turismo Eliziário Bastos destacou a importância pela realização desse curso visando a COP 30.

"É importante para nós da Semtur podermos realizar esse tipo de capacitação, tendo em vista que seremos uma subsede da COP. Aperfeiçoar o trato com os alimentos para as pessoas que trabalham com alimentos é de responsabilidade dos seus governantes, então para nós é importantíssima essa capacitação".