3. Turismo
  4. Seminário discute melhorias nas atividades turísticas ofertadas em Santarém
Seminário discute melhorias nas atividades turísticas ofertadas em Santarém Autor: Agência Santarém

Seminário discute melhorias nas atividades turísticas ofertadas em Santarém

Fernanda Rabelo
O evento aconteceu durante toda essa segunda- feira em Alter do Chão.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizou na manhã desta segunda-feira (13), no Centro do Idoso em Alter do Chão, o Seminário “Prestadores de Serviços Turísticos: Melhorias nas atividades ofertadas aos turistas”.

O evento teve como objetivo esclarecer e orientar sobre a importância dos prestadores de serviços turísticos de lanchas e comunidades, além de informar sobre o papel de cada órgão, para o ordenamento da atividade turística em Santarém. Compuseram a mesa: o Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso; Clayton Signor, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Gabriel Buchalle, do Conselho Comunitário de Alter do Chão e vice presidente do Comtur; Ingrid Godinho, Turiart; Ivo Oliveira, da Associação dos Empreendedores de Turismo de Alter do Chão (Aetha); Francisco Salomão, Presidente das Catraias; Igor Lacerda, Secretário Adjunto de Governo; Jaime Vasconcelos da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão (Atufa) e Iracelma Rodrigues da Associação de condutores fluviais de alter do chão (Acefa).

Para o representante da Aetha, Ivo Oliveira, esse seminário foi importante para definir as metas estratégicas que tratam do turismo em nossa região. “Acho de suma importância um evento dessa natureza que é de caráter agregador entre as diferentes frentes de trabalho. Eventos como esse vêm para contribuir muito no trato com os nossos turistas em prol de termos um trato mais responsável e mais consciente com a comunidade, ainda mais nesse momento de pós pandemia e de começo de alta temporada”, disse.

O senhor Romário Castro, Presidente da Cooperativa Fluvial e Terrestre e Turística de Alter do Chão (Coofta), destacou que esse seminário, realizado em Alter do Chão, que trata da pauta de segurança fluvial aos turistas é importantíssimo e é criterioso, pois faz pensar em como estão sendo vendidos esses serviços aos turistas. “Vai ser um dia muito produtivo com essa discursão, pois nos chamará a atenção para saber se estamos oferecendo um serviço de qualidade aos visitantes de Alter do Chão”, enfatizou.

"Um debate importante para que essas instituições possam afinar quais são os objetivos do turismo, em quais aspectos precisam melhorar e para cada entidade poder verificar onde pode e deve corrigir e se aprimorar, fazendo com que os turistas se sintam bem visitando nossa região”, contou Clayton Signor, do ICMBio.

Para o gestor da Pasta do Turismo, essa é uma pauta importante para nosso município e para nossa região, levantando demandas para o governo municipal e estadual. “O seminário é fruto de uma articulação do Comtur para que possamos fazer esses encaminhamentos e investimentos para um bem comum, para dar um legítima prestação de serviços aos visitantes do nosso município” finalizou.

Na ocasião, foram deliberados os seguintes encaminhamentos: Construção do roteiro para as 12 comunidades, sendo 9 na região do Lago Grande e Amazonas e 3 Resex Tapajós Arapiuns; Elaboração de uma ficha para controle de embarque de passageiros; Elaboração de uma proposta de Projeto de Lei, a ser encaminhada para a Coordenadoria de Portos, sobre credenciamento dos condutores de lancha.