Na quarta-feira, 24, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), renovou a certificação de Santarém no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do Ministério do Turismo que orienta a aplicação de políticas públicas no setor. A atualização, feita por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo (Sismapa), garante que o município continue habilitado a receber recursos federais e celebrar convênios voltados à infraestrutura turística, promoção do destino e realização de eventos culturais.
O Mapa do Turismo integra o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que reúne cidades com potencial turístico ou forte impacto do setor de viagens. A inclusão no Mapa é condição essencial para o acesso a financiamentos, capacitações e outras iniciativas promovidas pelo governo federal.
"A permanência de Santarém no Mapa do Turismo Brasileiro reflete o trabalho integrado da Semtur, da Secretaria de Estado de Turismo, do Ministério do Turismo e dos empreendedores locais”, afirmou o secretário de Turismo, Emanuel Julio Leite.
Para estar no Mapa, os municípios devem atender a critérios como: existência de um órgão de turismo ativo, orçamento próprio para o setor, prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, e um Conselho Municipal de Turismo funcionando regularmente.
O coordenador estadual do PRT, Hugo Almeida, destacou "A renovação da certificação comprova que Santarém é um destino organizado e preparado para receber investimentos em áreas como infraestrutura urbana, qualificação profissional e promoção turística."
Outro ponto relevante é a exigência de uma governança eficiente nos Conselhos Municipais de Turismo. Segundo a turismóloga Ísis Mourão, da Divisão de Políticas Públicas Turísticas da Semtur:
"O Conselho de Turismo de Santarém passará por uma reconfiguração, com nova composição prevista na legislação que rege o órgão."
O Ministério do Turismo também anunciou que, a partir do próximo ano, o Sismapa contará com novas propostas de categorização dos municípios, com o objetivo de aprimorar a gestão e estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o país.