3. Turismo
  4. Prefeitura de Santarém e órgãos de segurança discutem ordenamento do fundeio municipal
Prefeitura de Santarém e órgãos de segurança discutem ordenamento do fundeio municipal Autor: Desconhecido

Fernanda Rabelo
Participaram da reunião a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário, juntamente com a CDP e Marinha do Brasil.

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Transportes Aquaviários (Sempta),  participou na manhã desta segunda-feira (30), na Companhia Docas do Pará (CDP), de uma reunião com órgãos de segurança e discutiu o ordenamento do fundeio de navios no município.

O Capitão de Fragata Fabrício Froes, falou sobre a tentativa de viabilizar um acesso pra os turistas que são provenientes de navios transatlânticos pelo terminal fluvial de Santarém, que hoje já tem um ponto de fundeio e se torna distante diante do desembarque deles pela CDP.

“Muitas vezes, a faixa etária dos turistas é bem elevada, fazendo com que muitos deles tenham pouca mobilidade, por isso, a necessidade de se criar algo mais moderno e confortável para chamar mais turistas para Santarém, essa é a necessidade da atracação e fundiamento no porto hidroviário”, contou.

A Secretária de Portos e Transportes Aquaviários, Sandra Santana, disse que um dos principais objetivos da Sempta fazer esse ordenamento, fazendo com que os navios transatlânticos possam atracar no terminal fluvial de Santarém. “O terminal do município é um dos mais bonitos e modernos do Brasil, estamos reunidos para alinharmos, através de estudos de fundeio, a possibilidade de atracação no terminal ou próximo dele, temos como uma das principais metas da pasta viabilizar esse desembarque de turistas pelo terminal” disse Sandra.

Arthur Picanço Guimarães, administrador do Porto da CDP, relatou o quão importante foi a reunião. “Trabalhamos para que o desembarque seja feito na posição mais estratégica do município, seja ele no terminal hidroviário ou em frente a orla municipal, levando um forte impacto visual aos nosso turistas” findou.

“Com essa metodologia de atracação nós poderemos ter uma identidade visual privilegiada para a população no momento da atração ou do fundeio.  Santarém é o segundo município do Brasil a receber o maior números de cruzeiros internacionais, Santarém tem essa preocupação com a segurança, mas também com o turismo municipal” finalizou.