3. Turismo
  4. Prefeitura de Santarém e Ministério do Turismo alinham elaboração de infraestrutura náutica do CAT em Alter do Chão
Prefeitura de Santarém e Ministério do Turismo alinham elaboração de infraestrutura náutica do CAT em Alter do Chão Autor: Ascom Semtur

Fernanda Rabelo
Visitas e uma reunião técnica foram realizadas na quinta-feira (21)

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Infraestrutura (Seminfra) reuniu-se na quinta-feira, 21, com técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e engenheiros do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina para alinhar a elaboração do anteprojeto de infraestrutura de apoio náutico ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Distrito de Alter do Chão. Juntos, os órgãos visitaram o CAT, realizaram a reunião no Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e inspecionaram ainda o Terminal Hidroviário de Santarém e o píer de atracação da orla da cidade.

Além dos técnicos do MTur e engenheiros do LabTrans, também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões; o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso; o Representante do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Gabriel Bruchalle; o Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental Victor Matheus; e o presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo em Meios de Hospedagem de Alter do Chao (Aetha), Ivo Oliveira.

Reunião no Ciam

Para o engenheiro civil do LabTrans, André  Hadlich, a reunião possibilitou a coleta das principais informações sobre a possível implantação de um píer em Alter do Chão. “Alinhamos e isso serviu para fazermos o direcionamento da infraestrutura nessa parceria com o Ministério do Turismo.”

O técnico do MTur, Rafael Morgado, comentou que a visita do corpo técnico do MTur e do LabTrans foi devido a um projeto comum de desenvolvimento da infraestrutura náutica. “O MTur vê a necessidade, que há no Brasil inteiro, de fazer projetos destinados a infraestrutura do turismo náutico. Em Santarém,  o nosso diagnóstico prévio identificou, mais especificamente em Alter do Chão, a necessidade de ser elaborado anteprojetos para que as embarcações e os turistas tenham mais comodidade e segurança.”

O presidente da Aetha, Ivo Oliveira, salientou que as visitas e alinhamentos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo. “A vila tem um grande potencial para também agregar quando os níveis das águas estão maiores. É uma grande arma para sabermos lidar com essa mudança de cultura e de cunho turístico onde podemos receber nossos turistas em qualquer época do ano e ter o CAT da forma que está sendo projetado é algo extraordinário.”

Autoridades também visitaram o THS

O gestor da pasta do turismo municipal, Alaércio Cardoso, afirmou que o anteprojeto do CAT é uma tratativa da Prefeitura com o Ministério do Turismo e o LabTrans. “Esse anteprojeto vai basilar o nosso desejo de fazer uma estrutura náutica ao CAT de Alter do Chão, fazendo assim uma reestruturação do espaço. O nosso objetivo é fazer uma infraestrutura para que possa atender as demandas de embarcações que fundeiam em Alter do Chão e atender todos, não só os turistas como também os comunitários que ali vão atrás de atendimentos e saúde na vila de Alter do Chão. A estrutura também irá atender os turistas que vêm visitar nosso município nos cruzeiros e veleiros.”