O município de Santarém terá um curso de graduação em gastronomia, ofertado a partir de 2023 pelo Forma Pará, programa do governo estadual coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com a parceria das prefeituras municipais e Instituições de Ensino Superior (IES).
A primeira turma terá 50 vagas com seleção realizada por meio de processo seletivo. A realização do processo seletivo (Prosel 2023) foi pactuada por meio de um termo de Cooperação Técnica assinado entre Prefeitura e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), contratada pelo Forma Pará para realizar o certame.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância do curso para o setor de turismo. “Certamente, será revolucionário e terá impacto positivo em diversos setores, entre eles o turismo local. A nossa gastronomia é conhecida mundialmente e o conhecimento acadêmico será um tempero a mais para esse grande sucesso, que vai ajudar os empreendedores a potencializarem a geração de emprego e de renda”, argumentou Nélio Aguiar.
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) também festejou a implantação do curso no município. O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, reforça que a gastronomia é um forte ingrediente na exploração turística nos dias atuais.
“A gastronomia abre várias portas ao turista que por meio dela tem acesso à cultura, à história de uma comunidade. O momento é histórico para o turismo gastronômico em Santarém, uma luta da gestão municipal. Um avanço para comemorarmos”, disse Cardoso.
O Forma Pará tem o objetivo de universalizar o ensino superior no Estado, unindo esforço do Governo do Pará com as IES públicas presentes no estado e com as prefeituras municipais. Em 2023, o programa deve ofertar aproximadamente 6 mil vagas em cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. O programa estará também ofertando cursos de pós-graduação, como especializações, que formarão profissionais especialistas, considerando a vocação econômicos dos municípios e das 12 regiões de integração do Estado.
Texto: colaborou Alailson Muniz